Meta e Microsoft buscam unir Workplace e Teams

Empresas fizeram uma parceria para facilitar a colaboração para clientes compartilhados, com uma integração de streaming também em desenvolvimento

Author Photo
9:15 am - 12 de novembro de 2021
Workplace Workplace

Os usuários do Microsoft Teams agora podem acessar as atualizações do feed de notícias na rede social corporativa do Workplace, da Meta sem trocar de tela, graças a uma nova integração anunciada pelas duas empresas na quarta-feira (10). E planos para permitir streaming de videochamadas do Teams diretamente do Workplacee também estão em andamento.

Essas são as primeiras integrações entre a ferramenta de colaboração de fluxo de trabalho da Microsoft e o Workplace, que tem mais de 7 milhões de assinantes pagos. (Já existem integrações do Workplace com aplicativos do Office 365, incluindo Microsoft SharePoint e OneDrive, com suporte para o Teams no dispositivo de vídeo Portal, do Meta (antigo Facebook), que chega no próximo mês.

As novas integrações oferecem duas funções. Primeiro, um aplicativo Workplace para Teams pode ser fixado à barra de navegação lateral do Teams ou adicionado como uma guia para fornecer acesso ao feed de notícias do Workplace dentro do aplicativo. O conteúdo do Workplace pode ser marcado como “importante” pelos administradores do Teams para chamar a atenção dos usuários para determinadas informações. Os usuários individuais também serão capazes de extrair conteúdo de um grupo do Workplace para um canal do Teams para destacar aos colegas, bem como reagir às postagens do Workplace diretamente do Teams.

A integração de vídeo, prevista para o início de 2022, permitirá que os usuários vejam uma chamada de vídeo do Teams no Workplace e comentem em tempo real. Os apresentadores no Teams serão capazes de monitorar o envolvimento da visualização e as reações em ambos os aplicativos simultaneamente.

Embora as duas empresas concorram de várias maneiras (o Viva Connections da Microsoft também fornece recursos de rede social, por exemplo, e ambos revelaram recentemente visões concorrentes para colaboração imersiva), a mudança de quarta-feira é um reconhecimento de que muitos clientes agora contam com uma variedade de ofertas de ferramentas para oferecer suporte de colaboração aos funcionários.

A integração com o Teams “tornará mais fácil para as pessoas que usam as duas ferramentas para trabalhar se manterem atualizadas com as informações e criar ainda mais oportunidades de envolvimento em toda a empresa”, disse Ujjwal Singh, chefe de Produto do Workplace.

Singh, que disse no início deste ano que uma integração do Teams estava em andamento, apontou para clientes conjuntos que já estão experimentando as integrações, Vodafone e Flight Center.

“Fazia sentido para nós nos unirmos para ajudar nossos clientes mútuos a desbloquear a colaboração e quebrar silos dentro de suas organizações”, disse Jeff Teper, vice-presidente líder de Produto e Engenharia do Microsoft Teams, em um comunicado.

As integrações devem ser particularmente benéficas para os clientes do Workplace que veem o aplicativo como sua solução central de comunicação com os funcionários, mas usam o Teams para a produtividade do dia-a-dia, disse Angela Ashenden, analista Principal da CCS Insight. Isso é comum em grandes organizações onde as equipes de comunicação e RH dependem do Workplace, enquanto a TI é responsável pelo Teams como uma plataforma de colaboração e produtividade, disse ela.

Com isso em mente, as integrações fazem muito sentido para o Meta, pois ajudam a enviar informações do Workplace para os usuários, onde eles tendem a gastar a maior parte do tempo. “Ao trazer à tona o feed de notícias no Teams, o Workplace pode continuar a alcançar esses funcionários, enquanto permite que os comunicadores e os líderes de RH mantenham o controle sobre a estratégia de comunicação e plataforma de engajamento do funcionário”, disse ela.

Ashenden observou, no entanto, que embora as integrações ajudem a conectar as duas plataformas, os usuários do Teams e do Workplace ainda enfrentam desafios – principalmente devido à sobreposição entre suas respectivas funções de chat, Teams Chat e Workplace Chat, o que pode criar confusão para os funcionários.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.