Mesmo com temores de segurança, migração para a nuvem é prioridade de gestores de TI no Brasil

8 em cada 10 líderes de TI no país acreditam que migração deve ser uma prioridade. Percentual é maior que média global

Author Photo
11:43 am - 18 de outubro de 2021

Para manter a competitividade e atender exigências dos usuários, o número de empresas globais que planeja migrar para a nuvem aplicações de negócios saltou de 15% em 2020 para 37% em 2021. No Brasil, o percentual é ainda maior: 54% versus 27%. As descobertas fazem parte de um estudo anual da Equinix que considera as opiniões de 2.600 tomadores de decisão de TI nas Américas, Ásia-Pacífico e EMEA.

Apesar do aumento significativo do número de negócios que planejam migrar aplicações essenciais para a nuvem, há preocupações constantes com a segurança cibernética. Apesar de 81% dos entrevistados no Brasil dizerem que a migração para a nuvem é prioridade (a média global é de 70%), a ameaça de vazamentos de dados e ataques cibernéticos é percebida como um dos maiores desafios nas três regiões: 52% nas Américas, 50% na Ásia-Pacífico e 45% na EMEA.

Quase metade (47%) da infraestrutura de TI utilizada pelos líderes do setor em todo o mundo está atualmente na nuvem.

“Migrar para a cloud está no centro dessa transformação. No entanto, como mostra o GTTS, muitos líderes digitais continuam inquietos com essa migração, com os tomadores de decisão de TI destacando os temores em torno do aumento de vazamentos de dados e violações de segurança”, diz Michael Montoya, diretor de segurança da informação da Equinix.

Expectativas e desafio

A pesquisa também descobriu que 80% dos tomadores de decisão de TI acham que digitalizar a infraestrutura de TI é uma prioridade, com 76% trabalhando para melhorar a experiência do usuário. No Brasil, estes números chegaram a 91% e 89%, respectivamente.

Quase metade (48%) dos entrevistados na média global e 56% no Brasil disseram acreditar que a ameaça de vazamentos de dados e ataques cibernéticos como resultado da migração para a cloud é um dos maiores desafios. E 81% dos líderes digitais disseram que estão priorizando a melhoria da segurança cibernética –aumento significativo em relação aos 70% da edição 2019-20 da pesquisa. No Brasil, o percentual alcançou 90%.

O Global Tech Trends Survey da Equinix pode ser baixado (em inglês) nesse link.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.