Mercado teme por mais escassez de chips com novo surto de Covid-19 na Malásia

Com o aumento da média de infecção no país asiático, importantes fornecedoras da indústria automotiva podem ter que fechar as portas por alguns dias

Author Photo
2:20 pm - 24 de agosto de 2021
semicondutores chips processadores

Embora a Malásia não tenha tanta importância para a cadeia de suprimentos de tecnologia quanto Taiwan, Coreia do Sul ou Japão, o país do sudeste asiático emergiu como um importante centro para teste e embalagem de chips nos últimos anos. Com novos surtos da Covid-19 no país e o risco de novos bloqueios, o mercado de tecnologia ocidental, que já sofre com a escassez de semicondutores, agora teme com maiores atrasos no fornecimento de chips, segundo informações da Bloomberg.

A Malásia emergiu no mercado de tecnologia nos últimos anos com empresas como a Infineon Technologies AG, NXP Semiconductors NV e STMicroelectronics NV entre os principais fornecedores operando com fábricas no local. Agora, com a média de sete dias para infecções diárias relatadas, ultrapassando 20.000, ante pouco mais de 5.000 no final de junho, essas empresas correm o risco de ter que interromper suas produções.

As empresas do país puderam continuar operando com 60% de sua força de trabalho durante os bloqueios de junho e poderão voltar a 100% quando mais de 80% de seus trabalhadores estiverem totalmente vacinados.

No entanto, as fábricas têm que fechar completamente por até duas semanas para saneamento se mais de três trabalhadores testarem positivo para Covid-19 sob diretrizes não oficiais. A variante delta está se revelando particularmente infecciosa e difícil de parar, destaca a publicação do Bloomberg.

Na semana passada, a Ford disse que suspenderia temporariamente a produção de sua popular picape F-150 em uma fábrica dos EUA por causa de “uma escassez de peças relacionadas a semicondutores como resultado da pandemia de Covid-19 na Malásia”. Os principais fornecedores da indústria automotiva, STMicro e Infineon, tiveram que fechar instalações.

A Toyota disse na semana passada que suspenderia a produção em 14 fábricas porque os fornecedores, principalmente no Sudeste da Ásia, foram atingidos por novas infecções e bloqueios da Covid.

Nas últimas semanas, a Nissan e a General Motors também alertaram que a escassez de componentes está se agravando devido aos bloqueios na Malásia, com a montadora japonesa fechando as linhas de produção em sua fábrica em Smyrna, Tennessee (EUA), por duas semanas em agosto.

A posição da Malásia como base principal para chips de teste e embalagem é crítica porque essas são as últimas etapas da produção de semicondutores, segundo o Bloomberg. Os produtos eletrônicos e elétricos respondem por 39% das exportações totais do país, de acordo com dados do Ministério do Comércio e Indústria.

A vacinação é fundamental para garantir que o país possa desempenhar sua parte na cadeia de fornecimento de tecnologia, disse Wong Siew Hai, presidente da Malaysia Semiconductor Industry Association, em uma entrevista. Cerca de 57% da população total recebeu pelo menos uma dose, de acordo com o Ministério da Saúde.

“A Malásia é um jogador-chave no comércio global de semicondutores”, disse ele. “Assim, qualquer interrupção em qualquer lugar ao longo da cadeia de abastecimento terá efeitos indiretos em outras partes do ecossistema”.

Uma pesquisa do Susquehanna Financial Group identificou que a lacuna de tempo entre o pedido de um semicondutor e a entrega do chip atingiu seu pico em julho deste ano, o maior tempo de espera desde que a empresa começou a rastrear os dados em 2017. A lacuna aumentou em mais de oito dias para 20,2 semanas em julho em relação ao mês anterior.

Este é o terceiro maior bloqueio na Malásia, as empresas no país estão mantendo certos estoques de emergência para amortecer o impacto das paralisações de fábricas, disse Samuel Tan, Analista de Semicondutores do Kenanga Investment Bank Bhd., em Kuala Lumpur.

A Infineon disse em uma convocação de lucros em agosto que os gargalos de fabricação na Malásia devem continuar a pesar sobre as vendas no trimestre atual, segundo o Bloomberg. O Presidente-Executivo Reinhard Ploss disse a analistas que o impacto total da paralisação foi da ordem de milhões de euros de “dois dígitos”, embora a empresa espere que as fábricas no país do sudeste asiático operem com capacidade normal no final deste mês.

A STMicro suspendeu recentemente sua fábrica de montagem em Muar devido à pandemia e retomou as operações após 11 dias, disse o CEO Jean-Marc Chery em uma teleconferência no final de julho. A NXP não mencionou nada sobre a Malásia na última chamada de lucros no início de agosto, mas a empresa também mantém um local de montagem e teste de chips lá.

Os problemas de abastecimento do setor automotivo relacionados à Malásia não se limitam aos chips, diz a publicação. O país também é uma base importante de produção de capacitores de cerâmica multicamadas, ou MLCCs, um componente exigido por uma série de produtos, de smartphones a carros.

(Com informações da Bloomberg)

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.