Mercado de tablets despenca 35% no segundo trimestre de 2015

Author Photo
4:38 pm - 15 de outubro de 2015
Mercado de tablets despenca 35% no segundo trimestre de 2015

Embora cada vez mais as pessoas busquem por mobilidade nas vidas pessoal e profissional, a venda de tablets mostra uma tendência de forte queda no Brasil. O que antes era uma sensação e com vendas crescentes a cada trimestre, agora aponta ser um novo patinho feio. Mas ainda é cedo para dizer que o destino dos tablets será o mesmo do netbooks, que chegaram com força e desapareceram na mesma velocidade. Mas falando em números, dados da IDC mostram que no segundo trimestre de 2015 a comercialização de tablets despencou 35% no País. No período, foram vendidos 1,271 milhão de dispositivos, 670 mil a menos que o apurado no segundo trimestre de 2014. O número também mostra queda em relação ao primeiro trimestre deste ano (-29%).

O levantamento da IDC mostra ainda que com os novos números, o mercado brasileiro representa 3% das vendas globais de tablets, deixando o País na 8ª posição no ranking mundial. Em relação ao ticket médio, 68% dos produtos custaram até R$ 500.

Em comunicado à imprensa, o analista de pesquisas da IDC, Pedro Hagge, acredita que a valorização do dólar influenciou o desempenho ruim, já que muitas marcas deixaram de ser comercializadas no País devido à flutuação cambial. O analista detalhou dizendo que tais dispositivos ainda são muito atrelados à moeda norte-americana e que empresas pequenas sem estrutura ou fabricação local não conseguem acompanhar essa volatilidade.

Somado ao dólar, Hagge avalia que já existe perda de interesse pelo dispositivo, já que o tablete mostrou-se não ser fundamental. Isso aconteceu, sobretudo, pela popularização dos smarphones com telas grandes. Até o final do ano, a IDC espera uma venda de 6,5 milhões de tablets no País, uma queda de 29% em relação ao consolidado de 2014.
Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.