Mercado de smartphones no Brasil despenca mais de 25%
O mercado de smartphones encerrou em queda no Brasil pelo segundo trimestre consecutivo. Segundo dados da IDC, de julho a setembro de 2015, aproximadamente 10.753 milhões de celulares inteligentes foram vendidos, 25,5% a menos na comparação com o mesmo período do ano passado. Somando com a categoria de feature phones, foram cerca de 11.710 milhões de aparelhos comercializados, 35% a menos do que no terceiro trimestre de 2014.
Leonardo Munin, analista de pesquisas da IDC Brasil, avalia que os números confirmam as dificuldades do mercado e invertem dados históricos: normalmente, o trimestre mais fraco em termos de vendas é o primeiro, mas, esse ano, deverá ser o de melhor desempenho.
Ele lembrou que o mercado está voltando ao patamar de 2013, quando foi a última vez em que as vendas ficaram abaixo de 11 milhões de unidades foi no terceiro trimestre.
Além das questões relacionadas à alta do dólar e do baixo desempenho da economia, o analista da IDC Brasil atribui o aumento do ciclo de vida dos smartphones – devido às melhorias nas especificações técnicas – como uma das razões para a queda nas vendas. Segundo ele, o usuário levava cerca de um ano e seis meses para adquirir um novo aparelho.
Apesar na queda em número de unidades vendidas, houve crescimento de 1,7% na receita no terceiro trimestre, somando aproximadamente R$ 9,9 bilhões, resultado direto do encarecimento dos aparelhos. O ticket médio passou de R$ 790 no primeiro trimestre de 2015 para R$ 925 no terceiro. Outro dado apresentado pelo analista mostra que 46% das vendas – quase 5 milhões de smartphones – foram de aparelhos compatíveis com a rede 4G.
Para o ano de 2015, a expectativa da IDC Brasil é que o mercado de smartphones termine com queda de 12,8%, com 47,575 milhões de celulares inteligentes comercializados. Já o mercado total, deve cair 26,8% frente a 2014. Para 2016, a projeção da consultoria é de queda de ao menos 8%, com aproximadamente 43,8 milhões de smartphones comercializados.