Mercado de PCs mantém declínio em 2018, prevê IDC

Remessas de dispositivos de computação pessoal, no geral, devem cair 3,5%. Notebooks e tablets dão sinais positivos, enquanto venda de desktops continua caindo

Author Photo
3:28 pm - 01 de junho de 2018
pc

De acordo com a mais recente previsão do IDC, as remessas globais de dispositivos de computação pessoal — divisão compostas de PCs tradicionais (desktop, notebook e workstation) e tablets — deverão diminuir 3,5% em relação ao ano anterior em 2018, o que representa um declínio mais acentuado em relação aos 2,7% em 2017.

Espera-se que toda a categoria caia em anualmente em cinco anos, com taxa de -1,8%. Os notebooks conversíveis e ultraslim, assim como os tablets destacáveis, continuam a ser pontos de luz em um mercado desafiador. Espera-se que as três categorias ainda cresçam ano após ano.

“No geral, os desafios para os PCs e tablets tradicionais continuam os mesmos dos últimos anos”, disse Ryan Reith, vice-presidente do IDC. “No entanto, continuamos a ver oportunidades. Com os notebooks, fica claro que os recursos de marketing e desenvolvimento estão sendo direcionados para dispositivos premium/gaming, conversíveis e mais finos e leves”, disse.

Os tablets tradicionais (perdendo espaço para notebooks com tela destacável), que atingiram o pico de um segmento de mercado em 2014 e estão em declínio desde então, devem se contrair na previsão de cinco anos com taxa de -6,2%. O declínio geral melhorou, mas a categoria continua sendo desafiada pelos consumidores que gastam mais tempo em celulares.

Desktops em queda livre

Espera-se também que os PCs desktop continuem vendendo menos na previsão de cinco anos a taxas de -2,6%. A demanda comercial permanece mais forte que a do consumidor, mas dada a saturação desse segmento, não se espera que cresça a qualquer momento durante a previsão. No lado do consumidor, os jogos certamente deram alguma esperança para os desktops, embora muitos jogadores ainda estejam fazendo atualizações manuais ou movendo-se em direção a jogos portáteis e consoles de game.

“Apesar do contínuo declínio dos desktops, está claro que nem todos são criados da mesma forma que a crescente demanda por PCs para jogos que está trazendo muitas mudanças para o design e o formato dos desktops, ao mesmo tempo em que abre oportunidades para as marcas”, disse Jitesh Ubrani, analista do IDC.

“Os consumidores estão cada vez mais valorizando desktops pequenos, junto com componentes menores. Combine com a base progressivamente diversificada de jogos e isso se traduz em uma mudança nos PCs de jogos das gigantescas torres do passado para gabinetes menores”, disse.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.