Categories: Notícias

Mercado de PCs encerra 2015 com queda de 10,6%

O mercado global de computadores alcançou 71,9 milhões de unidades vendidas no quarto trimestre de 2015, um declínio ano a ano de 10,6%, de acordo com a IDC. Embora os resultados estejam em linha com o anteriormente previsto, eles estão pela primeira vez abaixo dos 300 milhões de unidades registrados em 2008.

O Gartner também afirma que o cenário é desfavorável, mas a consultoria fechou 2015 com declínio de 8,3% para o quarto trimestre do ano – resultado um pouco mais positivo que o da IDC. Ainda de acordo com a consultoria, todas as regiões do mundo registraram queda nas vendas e questões como a desvalorização da moeda foram de grande impacto nos resultados da Europa, Oriente Médio e África (EMEA), América Latina e Japão, de acordo com Mikako Kitagawa, analista principal do Gartner. “Coletivamente EMEA, Japão e América Latina viram seus mercados reduzidos em quase 10% em 2015”, disse.

A IDC ressalta que problemas econômicos, como a queda dos preços das commodities e câmbio internacional fraco, bem como questões sociais na região Europa, Oriente Médio e África e Ásia-Pacífico contribuíram para o cenário de 2015.

A IDC registrou no trimestre final um pequeno aumento em comparação com o terceiro período, mas o declínio ano a ano foi o maior da história, superando os 9,8% de 2013.

Já o Gartner contraria a ideia de que o último trimestre do ano tenha contribuindo positivamente para o resultado. “As vendas da temporada não aumentaram os embarques globais de PCs, sugerindo mudanças no comportamento dos consumidores na compra de computadores”, afirmou Mikako.

Ainda de acordo com a IDC, o mercado continuará a enfrentar desafios ao longos dos próximos anos, já que a concorrência com smartphones e tablets aumenta.
Apesar desse cenário de declínio, a previsão para 2016, de acordo com Loren Loverde, vice-presidente de monitoramento mundial de PCs da IDC, é de que a maioria dos usuários continuem a comprar PCs motivados pelo lançamento de novos produtos e preços mais atraentes.

A previsão do Gartner para 2016 é de um declínio 1% menor que o registrado para 2015, com potencial de recuperação branda para o fim do ano. De acordo com Mikako, o mercado de PCs está no meio de uma mudança estrutural que deve resultar na redução da base instalada de máquinas nos próximos anos.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

13 horas ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

14 horas ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

15 horas ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

16 horas ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

17 horas ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

18 horas ago