Dados da consultoria IDC indicam que as vendas mundiais de PCs totalizaram 80,8 milhões de unidades no quatro trimestre de 2014, queda de 2,4% ano a ano. Segundo a IDC, o último trimestre do ano marcou um período difícil para o mercado de PCs, o terceiro consecutivo. Em uma base anual, em 2014, os embarques totalizaram 308,6 milhões de unidades, queda de 2,1% em relação ao ano anterior.
Embora EUA e Europa permaneceram fortes nas vendas, mais do que outros mercados, o salto nessas regiões maduras abrandou no início do ano. Ásia/Pacífico (excluindo o Japão) continuou a se fortalecer, vendo apenas um ligeiro aumento do volume das vendas, estabilizadas por uma série de projetos públicos e pela melhora na demanda dos consumidores.
Em termos de embarques, segundo a IDC, a Lenovo liderou o mercado no quatro trimestre de 2014 em todo o mundo, seguida pela HP e pela Dell. O ano de 2014 fechou com as empresas nas mesmas posições do ranking. Nos Estados Unidos, a dianteira é da HP. Em segundo lugar está a Dell e depois a Apple.
“A força de líderes de mercado, a melhoria na Ásia/Pacífico e do mercado consumidor de forma geral são sinais positivos para o mercado de PCs”, acredita Loren Loverde, vice-presidente da IDC. Segundo ele, o crescimento do Chrome, Bing, all-in-ones, conversíveis, e sistemas de toque semelhantes tornam os PCs mais atraentes e competitivos. “No entanto, alguns dos ganhos são relativamente pequenos”, completa.
Visão mais otimista
Já segundo o instituto de pesquisas Gartner, que também divulgou seus números sobre o mercado, o quatro trimestre de 2014 fechou com a comercialização de 83,7 milhões de unidades, aumento de apenas 1% em comparação com igual período do ano anterior.
“O mercado de PCs está tranquilamente estabilizado após a redução da base instalada impulsionada por usuários diversificando suas carteiras de dispositivo. Agora que os tablets entraram em alguns mercados-chave, os gastos do consumidor mudam lentamente de volta para PCs”, avaliou Mikako Kitagawa, analista principal da Gartner.
O ranking do Gartner para as vendas do quatro trimestre para o ano é igual tanto globalmente, quanto nos Estados Unidos.