Mercado de PCs continua em queda, segundo IDC

Author Photo
9:10 am - 13 de janeiro de 2015
Mercado de PCs continua em queda
Dados da consultoria IDC indicam que as vendas mundiais de PCs totalizaram 80,8 milhões de unidades no quatro trimestre de 2014, queda de 2,4% ano a ano. Segundo a IDC, o último trimestre do ano marcou um período difícil para o mercado de PCs, o terceiro consecutivo. Em uma base anual, em 2014, os embarques totalizaram 308,6 milhões de unidades, queda de 2,1% em relação ao ano anterior.

Embora EUA e Europa permaneceram fortes nas vendas, mais do que outros mercados, o salto nessas regiões maduras abrandou no início do ano. Ásia/Pacífico (excluindo o Japão) continuou a se fortalecer, vendo apenas um ligeiro aumento do volume das vendas, estabilizadas por uma série de projetos públicos e pela melhora na demanda dos consumidores.

Em termos de embarques, segundo a IDC, a Lenovo liderou o mercado no quatro trimestre de 2014 em todo o mundo, seguida pela HP e pela Dell. O ano de 2014 fechou com as empresas nas mesmas posições do ranking. Nos Estados Unidos, a dianteira é da HP. Em segundo lugar está a Dell e depois a Apple

“A força de líderes de mercado, a melhoria na Ásia/Pacífico e do mercado consumidor de forma geral são sinais positivos para o mercado de PCs”, acredita Loren Loverde, vice-presidente da IDC. Segundo ele, o crescimento do Chrome, Bing, all-in-ones, conversíveis, e sistemas de toque semelhantes tornam os PCs mais atraentes e competitivos. “No entanto, alguns dos ganhos são relativamente pequenos”, completa.

Visão mais otimista
Já segundo o instituto de pesquisas Gartner, que também divulgou seus números sobre o mercado, o quatro trimestre de 2014 fechou com a comercialização de 83,7 milhões de unidades, aumento de apenas 1% em comparação com igual período do ano anterior. 

“O mercado de PCs está tranquilamente estabilizado após a redução da base instalada impulsionada por usuários diversificando suas carteiras de dispositivo. Agora que os tablets entraram em alguns mercados-chave, os gastos do consumidor mudam lentamente de volta para PCs”, avaliou Mikako Kitagawa, analista principal da Gartner. 

O ranking do Gartner para as vendas do quatro trimestre para o ano é igual tanto globalmente, quanto nos Estados Unidos. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.