Mercado de infraestrutura do País ainda está se desenvolvendo

A ISG acaba de anunciar a expansão da sua cobertura de pesquisa ISG Provider Lens para o Brasil, com um relatório avaliando provedores que oferecem infraestrutura, data center e serviços de nuvem privada neste mercado.

A série de pesquisas combina pesquisas empíricas baseadas em dados e análises de mercado com a experiência e observações reais da equipe de consultoria da ISG. A série foi lançada no ano passado nos Estados Unidos e na Alemanha e, agora, está sendo expandida para Austrália, Brasil e Reino Unido.

Na avaliação estão informações para os compradores corporativos sobre os pontos fortes, diferenciais competitivos e pontos de venda exclusivos dos principais provedores de serviços que atendem o mercado brasileiro.

No Brasil, o relatório avaliou 30 provedores que atendem ao mercado nacional em três segmentos: Serviços Gerenciados para Grandes Empresas, Serviços Gerenciados para SMB e Hospedagem Gerenciada e Colocation.

A pesquisa descobriu que o mercado de serviços de infraestrutura ainda está se desenvolvendo no Brasil, com novos negócios vindos de empresas do segmento de pequenas e médias empresas (PMEs). Os provedores que se concentram em clientes de PMEs estão crescendo mais rapidamente do que os provedores tradicionais que se concentram em grandes clientes corporativos.

Todos os provedores avaliados no relatório do ISG implementaram ou estão implementando recursos do data center definido por software (SDDC), geralmente com OpenStack e VMWare.

Além disso, a chegada da AWS no Brasil, há seis anos, estimulou o aumento dos investimentos em data centers, especialmente entre provedores de colocation que adquiriram e renovaram instalações existentes para oferecer infraestrutura escalável e confiável para provedores de nuvem pública. Isso fez com que os data centers tradicionais formassem parcerias com provedores de housing, em vez de manter instalações antigas e obsoletas.

Inteligência artificial

O Brasil fica atrás de outros mercados no uso de inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) para melhorar o tempo de resposta do serviço e resolver automaticamente os incidentes. A maioria dos players multinacionais está usando essa tecnologia, mas os players locais “parecem ignorar a capacidade benéfica da AI em reduzir custos”, ou não têm os recursos necessários para se tornarem pioneiros, observou o relatório.

E a nuvem?

A expansão do mercado de serviços de infraestrutura, incluindo a introdução de nuvem pública, colocation e capacidades de SDDC, nivelou o campo competitivo e forneceu mais opções para os clientes, especialmente aqueles que buscam provedores de serviços para ajudá-los adotando serviços de nuvem pública.

“Apesar da crise econômica que impactou os fornecedores brasileiros nos últimos três anos, encontramos fornecedores que cresceram 10% ao ano e estão confiantes em crescimento futuro neste mercado”, diz sócio e líder global da ISG Research, Esteban Herrera. “Provedores maiores estão reinventando suas ofertas e se adaptando a um ambiente dinâmico, alimentando a inovação em áreas como automação e serviços definidos por software.”

Para o relatório, os líderes de mercado de serviços gerenciados de grandes empresas são: Atos, DXC, Equinix, IBM, Logicalis, TIVIT, Unisys e Wipro.

Líderes em serviços gerenciados: CentralServer, Dedalus Prime, Equinix, Logicalis, Mandic, T-Systems, TIVIT e UOL Diveo for SMB., e Ascenty, CenturyLink, Equinix, T-Systems e TIVIT como líderes em hospedagem gerenciada e serviços de colocation.

Líderes em hospedagem gerenciada e serviços de colocation: Ascenty, CenturyLink, Equinix, T-Systems e TIVIT.

Recent Posts

Estudo usa IA e prevê seca na Grande São Paulo em 2025

Um estudo feito pelo centro de pesquisas privado Lactec que usou inteligência artificial para analisar…

10 horas ago

GE Lighting obtém 50% de economia com suporte SAP da Rimini

A GE Lighting, empresa americana que oferece produtos de iluminação residencial e casas inteligentes, migrou…

1 dia ago

Inteligência artificial reduz desperdício de alimentos frescos em grande varejista de São Paulo

Apesar de vitais para a humanidade, frutas, verduras e hortaliças sofrem um problema crônico de…

1 dia ago

Uso de IA nas corporações exige análise de maturidade, diz CEO da Aoop

Um estudo global feito pela Edelman, o Trust Barometer 2024, descobriu uma lacuna entre a…

1 dia ago

Zeztra transaciona R$ 100 milhões em 2023 e planeja expansão

A Zeztra, fintech especializada em recebimentos e cobranças com sede em Sorocaba (SP), terminou 2023…

1 dia ago

Começa amanhã! IT Forum Trancoso 2024 debate impacto da Revolução Verde na TI

O IT Forum Trancoso 2024 está chegando! Começa nesta quarta-feira, dia 01 de maio, o…

1 dia ago