Mercado de automação de marketing deve superar US$ 9 bi em 2026

Segundo estudo da Emailmonday, 40% das marcas B2B planejam adotar tecnologia em suas estratégias de marketing

Author Photo
9:27 am - 03 de agosto de 2022

O mercado global de automação de marketing segue em expansão. Segundo estudo realizado pela consultoria Emailmonday, a expectativa é que o setor cresça, em 2022, 14,2%, atingindo US$ 5,84 bilhões. A projeção para 2026 é que este mercado global chegue aos US$ 9,36 bilhões.

Atualmente cerca de 56% das empresas em todo o mundo estão usando a tecnologia em suas comunicações, segundo dados do “Marketing Automation Global Market Report 2022”. No universo das marcas B2B, 40% das companhias planejam adotar a automação de marketing.

Na visão de Marcelo Caruana, Head de Marketing da E-goi, plataforma de automação de marketing, o crescimento e a intensificação desse uso são reflexos dos benefícios que as empresas obtêm ao automatizar a comunicação com seus atuais e potenciais clientes.

Leia também: RD Station anuncia compra da startup Tallos por R$ 6,7 mi

“A automação pode economizar muito tempo dos profissionais de marketing, principalmente ao acompanhar as leads pelo funil de vendas até a conversão. A automação, associada à análise de dados, permite ainda obter insights completos sobre os clientes, para enviar a oferta certa no momento certo e nutrir seus consumidores”, explica.

De acordo com Caruana, a automação pode ser aplicada a diversos canais de comunicação entre marca e cliente. “O email marketing é o canal mais comum na automação de marketing, mas outras ferramentas como webpush, SMS, e redes sociais podem fazer parte desse fluxo. É possível ainda integrar a plataforma de automação com outros softwares, para oferecer uma experiência ainda mais completa, como um Customer Relationship Management (CRM) e um Customer Data Platform (CDP)”, conclui.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.