Mercado Bitcoin e Distrito lançam plataforma de crowdfunding para startups

Plataforma já recebeu a autorização da Comissão de Valores Mobiliários e deve começar a operar ainda no primeiro semestre

Author Photo
12:15 pm - 26 de abril de 2021
investimento

A corretora de criptomoedas Mercado Bitcoin e a plataforma de inovação aberta Distrito anunciaram nesta segunda-feira (26) o lançamento da plataforma Clearbook, solução de financiamento coletivo para investimentos em startups e projetos inovadores.

A plataforma já recebeu a autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para operar e está em fase de ajustes finais para o início de suas atividades. A expectativa é que isso aconteça ainda no primeiro semestre.

“Geralmente o processo de captação ainda é bastante tradicional e acaba restrito àqueles investidores que já têm alguma familiaridade com o setor de fintechs. A robustez da Clearbook, que conta com a capacidade do Mercado Bitcoin em criar soluções que democratizam o acesso a investimentos, somada à relevância do Distrito para originar bons negócios, irá justamente ajudar nessa busca”, explica Reinaldo Rabelo, CEO do Mercado Bitcoin.

Leia também: Arco Educação abre 100 vagas de tecnologia

Na operação da Clearbook, a Mercado Bitcoin será responsável por atrair capital para as startups na plataforma através de seus mais de 2,5 milhões de clientes. A Distrito, por sua vez, fará uso de sua rede para atrair empresas de base tecnológica e alto potencial de escalabilidade para o serviço.

“Investir em startups na pessoa física é algo extremamente arriscado e que exige uma expertise para apostas mais assertivas. Justamente por esta razão, caberá ao Distrito uma curadoria prévia das startups, reunindo-as em grupos de acordo com critérios específicos. Isso dará ao investidor mais segurança, ao mesmo tempo que os riscos serão diluídos”, pontua Gustavo Araujo, CEO da Distrito.

No início, os investimentos estarão disponíveis apenas na plataforma da Clearbook, mas a expectativa é expandir a iniciativa para oferecer esse tipo de investimento em outros canais, assim que a regulação permitir — inclusive, na forma de tokens, a serem negociados no Mercado Bitcoin.

“Estamos construindo um ambiente de infraestrutura de mercado para oferecer aos clientes opções para negociar ativos digitais onde e como quiserem”, afirma Rabelo, que vislumbra a plataforma como uma bolsa de startups tokenizadas.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.