Notícias

MediaTek anuncia chipset com processamento de inteligência artificial

A MediaTek anunciou nesta segunda-feira (26/2) o lançamento do chipset Helio P60, primeiro SoC (sistema em um chip, da sigla em inglês) com unidade de processamento de inteligência artificial (AI) multi-core. A empresa afirma que smartphones equipados com o novo chipset estarão disponíveis globalmente a partir do segundo trimestre deste ano.

Segundo a companhia, a combinação de processadores Arm Cortex A73 e A53 oferece maior desempenho da CPU em até 70%, em relação ao Helio P23 e Helio P30, além de melhorar o desempenho da GPU em 70%. Equipado com a nova tecnologia FinFET de 12nm, o Helio P60 oferece eficiência energética aprimorada, que prolonga a vida útil da bateria do dispositivo.

TL Lee, gerente geral da unidade de negócios de comunicação sem fio da MediaTek, comenta que, reforçando o histórico de tecnologias inovadoras, o novo MediaTek Helio P60 é uma revolução naquilo que os consumidores podem esperar de um smartphone. “Com melhor desempenho e uma unidade de processamento projetada para aplicativos de AI, o chipset Helio P60 fornece recursos importantes, como detecção facial, identificação de objetos e cenas, experiências de jogos com maior fluidez e funções mais inteligentes da câmera. Este novo chipset possibilita o acesso a dispositivos incríveis sem que seja necessário pagar muito por isso”, destaca.

Especificações

O MediaTek Helio P60 possui quatro processadores Arm A73 de 2.0 GHz e quatro processadores Arm A53 de 2.0 GHz, em uma configuração octa-core big.LITTLE. O SoC, que é fabricado no processo de produção da companhia TSMC 12nm, é o chipset da série Helio P da MediaTek mais eficiente em termos de bateria. Em comparação com o Helio P23 da série Helio P da geração anterior, o MediaTek Helio P60 apresenta eficiência geral até 12% melhor e até 25% mais eficiente em games altamente exigentes, para que os consumidores possam jogar por mais tempo.

Comandado pela tecnologia CorePilot 4.0 da MediaTek, com gerenciamento térmico, monitoramento de experiência do usuário e Energy Aware Scheduling (EAS), o chipset otimiza o desempenho do processador e conserva energia, garantindo uma experiência de usuário sustentável, mesmo em tarefas mais exigentes.

Recent Posts

Snowflake concluirá investigação sobre ciberataque que comprometeu 165 clientes

A Snowflake anunciou que encerrará esta semana sua investigação sobre um ciberataque que afetou até…

2 dias ago

Novas oportunidades em TI: cursos e vagas com inscrições abertas

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Rockwell Automation e NVIDIA colaboram para robôs industriais com IA

A Rockwell Automation anunciou novas colaborações com a NVIDIA para impulsionar o desenvolvimento de robôs…

2 dias ago

Real Máquinas melhora gerenciamento de estoque em 40%

A Real Máquinas, rede de concessionárias brasileiras da marca americana de máquinas agrícolas John Deere,…

2 dias ago

EXCLUSIVA: Compass UOL e Databricks fazem parceria em ofertas de dados com IA

A Compass UOL adiantou essa semana, com exclusividade para o IT Forum, que firmou uma…

2 dias ago

TI é consultora da adoção de IA nas empresas, mas falta informação

Quanto mais as empresas adotam aplicações de inteligência artificial, maior é a responsabilidade das equipes…

2 dias ago