MDC abre fábrica no Brasil para produção de data centers transportáveis

Author Photo
7:09 pm - 15 de outubro de 2014
MDC abre fábrica no Brasil para produção de data centers transportáveis
MDC Indústria de Contêineres Inteligentes anunciou hoje (15/10) na Futurecom, que acontece de 14 a 16 de outubro em São Paulo, a abertura de uma unidade industrial na Zona Franca de Manaus voltada para a produção de uma família de micro data centers itinerantes, que podem ser transportados para operações em locais de difícil acesso.

A planta inicia operação com produção de 15 centrais de dados. Até 2016, a expectativa da empresa é ampliar esse número e chegar a cerca de cem data centers transportáveis ao mês. A companhia espera ainda gerar receita em torno de R$ 50 milhões e nos próximos dois anos saltar para R$ 200 milhões.

A empresa afirma que os produtos têm baixo consumo, energia garantida, monitoramento remoto e conexão com rede, sem limite de distância, por meio de satélite, rádio digital ou fibra óptica. Além disso, eles têm autonomia de 48 horas em casos de blackout. Por ter essas características, são indicados para uso em locais isolados como áreas de mineração, canteiros de obras ou bases militares. Para Yoram Yaeli, CEO da MDC, os geradores são o ponto fraco dos data centers tradicionais e os micro data centers da MDC dispensam esse elemento.

O executivo diz que o índice de nacionalização dos produtos deve atingir 85% durante 2015. Segundo Yaeli, a nacionalização vai contribuir para várias frentes do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) e programas de incentivos fiscais e financiamento do Governo Federal para universalização do acesso à banda larga.

A empresa afirma que está estabelecendo parcerias locais para logística e transporte, instalação e suporte dos produtos. Esse grupo ficará responsável por operar projetos de conectividade, envolvendo a oferta e ativação de canais de comunicação por satélite, fibra ou rádios digitais. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.