MCTI está concentrado em produzir ciência de que País precisa, afirma ministra em exercício

Author Photo
1:57 pm - 02 de maio de 2016
MCTI está concentrado em produzir ciência de que País precisa
A ministra em exercício da Ciência, Tecnologia e Inovação, Emília Ribeiro, visitou na última semana os laboratórios do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP). Durante a visita, a ministra, que está à frente da pasta desde a saída de Celso Pansera, acompanhou o avanço das obras do Sirius, novo acelerador de partículas do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), com conclusão das obras prevista para 2018. 
Emília destacou a importância do Sirius para o desenvolvimento científico do País e afirmou que o Brasil está se diferenciando em pesquisa com o projeto Sirius. Segundo ela, a pasta ainda tem muito a fazer, mas está concentrada em produzir “a ciência de que o País precisa”.
O diretor do LNLS, Antônio José Roque da Silva, conduziu a visita pelo laboratório, ressaltando que o síncrotron instalado atualmente é o único da América Latina e completará 20 anos de operação no ano que vem, atendendo 1.200 pesquisadores.
Durante a visita, a ministra e o presidente do Inep, Luiz Curi, representando o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, inauguraram novas instalações do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano). 
Segundo o coordenador de grupo de pesquisa do LNNano, Carlos César Bufon, a nova sala complementa a infraestrutura de pesquisa e permite agregar valor aos nanomateriais, transformando-os em dispositivos, por exemplo.
“Essas instalações nos dão a liberdade de produzir nanodispositivos, que se utilizam das propriedades dos nanomateriais, da estrutura da matéria. Nós trabalhamos com matéria orgânica e inorgânica e transformamos isso em dispositivos funcionais que atendem a demandas de setores estratégicos”, explicou.
Recentemente, a sala limpa do LNNano foi utilizada para o desenvolvimento de um biosensor capaz de detectar moléculas relacionadas a doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson, e alguns tipos de câncer.
*Com informações do MCTI
Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.