MCTI e Facens lançam centro de IoT e indústria 4.0 em Sorocaba

Espaço servirá para demonstrações práticas de tecnologias utilizando internet das coisas (IoT) e conceitos de tecnologia 4.0

Author Photo
8:16 pm - 30 de abril de 2021
Marcos Pontes, MCTI O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Marcos Pontes (Foto: Cleia Viana/Agência Câmara)

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Centro Universitário Facens inauguraram nesta sexta-feira (30), em Sorocaba (SP) o Centro de Referência IoT e Tecnologias 4.0. O espaço é destinado a demonstrações práticas de tecnologias que fazem uso da chamada internet das coisas (IoT).

O centro de referência permitirá a demonstração de soluções em IoT em áreas consideradas prioritárias segundo o Plano Nacional de Internet das Coisas, que abrange ações em frentes como o Cidades 4.0, Saúde 4.0, Agro 4.0, Indústria 4.0, Turismo 4.0 e Educação 4.0.

“A ideia é que o centro ofereça programas para a promoção do ensino, formação, popularização e divulgação da ciência e tecnologia no país, promovendo o ensino inovador, empreendedorismo e desenvolvimento das demandas locais, com o engajamento da indústria, academia e governo”, informa o ministério.

Leia mais: ‘O maior desafio da inteligência artificial é aprender a esquecer’

Em nota, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, diz que é papel da pasta direcionar o uso da internet das coisas e preparar a população para lidar com as tecnologias do futuro. Enquanto o avanço das tecnologias vai tornando muitas tarefas mais eficientes e precisas, é preciso lembrar que é necessário criar empregos alinhados a esse progresso para as pessoas, afirma Pontes.

“Nós não podemos parar a tecnologia para manter os postos de trabalho, mas podemos preparar e requalificar os profissionais, assim como formar as novas gerações já adaptadas para esse novo cenário.”

Segundo o MCTI, o centro de referência de Sorocaba estará integrado ao Smart Campus Facens – laboratório voltado para a solução de “problemas reais, conectando a comunidade acadêmica, mercado, empresas e sociedade, por meio de projetos que tornem as cidades mais humanas, inteligentes e sustentáveis”.

* com informações da Agência Brasil

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.