Mark Zuckerberg assume culpa ao Congresso Norte-Americano

Facebook pede desculpas por não ter feito o suficiente para evitar mau uso de dados

Author Photo
9:59 am - 10 de abril de 2018

Próximo do depoimento de Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, ao congresso americano, o Comitê de Energia e Comércio da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos divulgou o comunicado preparado pelo CEO da rede social. Nele, Zuckerberg explica que o Facebook sempre foi uma organização otimista, concentrando-se em conectar pessoas e dar-lhes voz. Entretanto, o executivo também admite que a sua linha de pensamento idealista pode ter cegado a companhia para possíveis abusos do conjunto de ferramentas do Facebook por desenvolvedores.

O presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, disse ao Congresso dos Estados Unidos, por meio de em um depoimento por escrito, divulgado nesta segunda-feira (9), que a rede social não fez o suficiente para evitar o mau uso e chamou a responsabilidade a si.

“Agora está claro que não fizemos o suficiente para evitar que essas ferramentas fossem usadas para o mal também. Isso vale para notícias falsas, interferência estrangeira em eleições e discursos de ódio, mas também para desenvolvedores e privacidade de dados. Não tivemos uma visão ampla o suficiente da nossa responsabilidade, e isso foi um grande erro. Foi um erro meu e eu sinto muito. Eu comecei o Facebook, conduzo e sou responsável pelo que acontece aqui”, escreveu o Mark Zuckerberg, em “mea culpa” público ao Congresso dos Estados Unidos.

A íntegra da declaração também aborda o escândalo envolvendo a Cambridge Analytica e a interferência eleitoral russa em 2016, explicando detalhadamente o que aconteceu em cada situação e o que o Facebook está fazendo — agora, dois anos depois —  para resolver esses problemas. Leia a declaração completa aqui, em inglês.

Ele também disse que os principais investimentos do Facebook em segurança em razão desses acontecimentos vão impactar significativamente na lucratividade da companhia daqui para frente. 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.