Mapa promete simplificar abertura de empresas no Brasil

Endeavor divulga no início de janeiro o 'Mapa para Simplificação', que promete estimular o cenário empreendedor brasileiro reduzindo.

Author Photo
9:01 am - 05 de agosto de 2019

A Endeavor, organização global sem fins lucrativos, inaugurou em 1º de agosto o Mapa para Simplificação, visando desburocratizar o cenário empreendedor do Brasil. Ela atua aqui no país desde 2000 com a missão de promover um ambiente de negócios que estimule o crescimento.

O Mapa, em si, “compila o passo a passo para o redesenho do processo de abertura de empresas” com exemplos nacionais e internacionais de simplificação.

Para tornar-se realidade, o material foi construído e validado com ajuda de mais de 40 especialistas e burocratas. Ele é gratuito e apresenta estratégias adotadas em locais como Canadá, Austrália, Porto Alegre, São Paulo e outros.

Um dos motivos para lançar o material foi o excesso burocrático na abertura de empresas no Brasil. Citando a última edição do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), um empreendedor brasileiro leva, em média, 62 dias e seis procedimentos para abrir uma empresa.

Em comparação, o mesmo processo leva 11 dias na Argentina e 7 dias na Turquia, de acordo com o Doing Business 2019.

Também é citado o tempo de retorno de órgãos e secretarias governamentais, além da falta de comunicação entre organizações que participam deste processo.

O documento, então, “se propõe a funcionar como um manual de apoio para gestores públicos que queiram aprender sobre o redesenho de processos necessário para reduzir o tempo para abrir e formalizar um negócio“.

Em cidades específicas como São Paulo e Rio de Janeiro, o relatório Doing Business apontava média de 80 dias para abertura de empresas em 2017. No ano seguinte, 2018, o tempo nestas cidades foi reduzido para 22,5 dias.

A Endeavor ainda destaca municípios brasileiros onde empresas não representam riscos para a saúde pública ou meio ambiente. Estas são beneficiadas pelo aumento da formalização dos negócios, mobilidade urbana e outros fatores, tendo em vista a simplificação.

Agora, a ideia é expandir tais iniciativas de simplificação para todos os municípios brasileiros. Otimizando os procedimentos e instruindo os servidores, os sistemas de abertura de empresas podem se tornar cada vez menos burocráticos, na visão da organização.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.