Majitec desenvolve apps em GeneXus para órgãos executivos de trânsito

Soluções desenvolvidas pela empresa, Via Agente e Via Público, já estão em uso em cidades do Ceará

Author Photo
4:27 pm - 13 de maio de 2019

A Majitec utilizou tecnologia da GeneXus, fornecida pela distribuidora Heurística, para desenvolver dois aplicativo focados em mobilidade urbana que foram homologados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e já estão em uso nas Prefeituras Municipais de Russas, Pacajus e São Gonçalo do Amarante, no Ceará.

As soluções em questão atendem aos processos de fiscalização, operação, engenharia e educação de trânsito por meio de duas interfaces: uma direcionada aos agentes de trânsito, chamada de Via Agente e outra voltada aos munícipes, chamada de Via Público.

Vale notar que os dois aplicativos operam integrados ao software de gestão desenvolvido pela Majitec para atender aos OET (órgãos executivos de trânsito), que acompanham o Processamento das Infrações de Trânsito, o Julgamento Eletrônico das Defesas de Multas, a Digitalização de Documentos, entre outros processos.

Via Agente
Entre os recursos de uso dos agentes, com auxílio de tecnologias OCR e vocalização, estão as Autuações com e sem veículo, as Consultas de Veículo (RENAVAM) e de Habilitação (RENACH), o Recolhimento de Veículo, Documentos e Materiais, o Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito, o Termo de Constatação de Sinais de Alteração da Capacidade Psicomotora.

Com a plataforma, as contravenções podem ser embasadas por fotos, vídeos e checklists, além de serem impressas em tempo real, utilizando uma impressora térmica. Os comunicados e recibos de multas são enviados via SMS ou por e-mail a partir da consulta dos dados do infrator no banco de dados da Prefeitura.

Via Público
Já o Via Público disponibiliza recursos como o Credenciamento de Idosos e Pessoas com Deficiência, a Consulta de Dados do Veículo ou da Habilitação, a Abertura do Recurso de Defesa de Multas, a Solicitação de Indicação do Condutor, a segunda Via de Infração de Trânsito.

“O aplicativo torna a interface com o governo mais transparente, desmistificando, desta maneira, a morosidade dos processos públicos”, afirma o CEO da Heurística, Antônio José de Oliveira.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.