Categories: Notícias

Mais de um terço dos profissionais de TI considera empresas preparadas para negócios digitais

Mais de um terço (41%) dos profissionais de TI considera seus departamentos preparados para receber negócios digitais dentro dos próximos dois anos, de acordo com levantamento realizado pelo Gartner. Dos entrevistados, 29% disseram que engajamento com demandas de negócios digitais deveriam ser deveres principais ou uma parte significante de suas atividades.

Durante o primeiro trimestre de 2016, o Gartner consultou 948 clientes em 30 países, entrevistando profissionais de TI de diversas áreas e disciplinas. Para realização do estudo, os entrevistados responderam questões sobre suas funções e sobre como organizações estão tentando se transformar para desafios propostos pelos negócios digitais.

“Profissionais de TI indicam que suas prioridades de investimento, alterações de infraestrutura, habilidades de desenvolvimento e interações de negócios com tecnologia estão em fluxo e que eles não têm certeza de como seus departamentos passarão pela transformação digital”, afirma John Hagerty, vice-presidente e Analista Emérito do Gartner. 

Para ele, alguns profissionais aponta que as mudanças estão chegando muito rápido, enquanto que para outros ela não estaria sequer acontecendo. “Profissionais sabem que é preciso mudar, pensar e agir de forma diferente, mas têm dificuldade de se adaptarem ao novo cenário. Da mesma forma, eles consideram difícil equilibrar demandas atuais, como manter as empresas funcionando, com itens essenciais para o futuro”, completa.

Sem preparo
A maioria (91%) dos profissionais de TI entrevistados estão certos de que eles têm uma função a desempenhar na transformação digital de suas empresas. Entretanto, 59% reconhecem que seus departamentos estão despreparados para os negócios digitais dos próximos dois anos. 

Conclusões mais recentes destacam uma preocupação real: o desconforto sobre o quão bem setores de TI estão preparados refletem déficits de habilidade em áreas tecnológicas e não tecnológicas.

Tecnologia em nuvem terá forte influência no trabalho dos profissionais de TI
O Gartner indica que as áreas de tecnologia consideradas mais influentes nas atividades e carreiras dos profissionais de TI nos próximos 18 meses são: Computação em Nuvem, Analytics, Mobilidade e Segurança.

“Tecnologias emergentes em campos como computação em Nuvem, Mobilidade e Dados/Analytics, além do Gerenciamento de Risco e Segurança, permeiam quase todos os aspectos do panorama de TI”, afirma o analista Hagerty, completando que é fundamental aos profissionais de TI identificar e utilizar a tecnologia principal, além das habilidades necessárias para a eficiência. “Caso contrário, arriscam impedir o progresso de suas organizações em direção aos objetivos estratégicos”, conta.

Dos profissionais de TI entrevistados, 22% identificaram a nuvem como a tecnologia que terá o maior impacto em suas carreiras ao longo deste ano. Dados/Analytics foi considerado o segundo item mais popular, com 11% das escolhas.

“Adquirir rapidamente habilidades de nuvem é fundamental para que profissionais de TI possam repensar e reconstruir a infraestrutura de TI de suas empresas para melhor possibilitar as estratégias de negócios digitais. Entretanto, não é apenas a Nuvem. Há um conjunto completo de tecnologias e habilidades relacionadas à eficiência que os profissionais de TI devem planejar para o momento”, explica Hagerty.

O estudo pediu aos profissionais de TI que identificassem até três lacunas nas habilidades que suas organizações estavam tentando preencher com relação aos negócios digitais, de informática ou tecnologia.Nuvem e Dados/Analytics lideraram a lista. 

Os participantes também apontaram lacunas em habilidades técnicas gerais (indicando falta de conhecimento tecnológico abrangente), bem como nos campos de segurança, modernização de legado, mobilidade e Internet das Coisas. “Isso, porém, não é somente sobre a tecnologia, pois as principais respostas foram habilidades de eficiência profissional, pensamento crítico, raciocínio e solução de problemas, conhecimento e perspicácia de negócios e habilidades de comunicação” completa Hagerty.

Recent Posts

Snowflake concluirá investigação sobre ciberataque que comprometeu 165 clientes

A Snowflake anunciou que encerrará esta semana sua investigação sobre um ciberataque que afetou até…

1 dia ago

Novas oportunidades em TI: cursos e vagas com inscrições abertas

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 dia ago

Rockwell Automation e NVIDIA colaboram para robôs industriais com IA

A Rockwell Automation anunciou novas colaborações com a NVIDIA para impulsionar o desenvolvimento de robôs…

1 dia ago

Real Máquinas melhora gerenciamento de estoque em 40%

A Real Máquinas, rede de concessionárias brasileiras da marca americana de máquinas agrícolas John Deere,…

2 dias ago

EXCLUSIVA: Compass UOL e Databricks fazem parceria em ofertas de dados com IA

A Compass UOL adiantou essa semana, com exclusividade para o IT Forum, que firmou uma…

2 dias ago

TI é consultora da adoção de IA nas empresas, mas falta informação

Quanto mais as empresas adotam aplicações de inteligência artificial, maior é a responsabilidade das equipes…

2 dias ago