Mais de 3,4 bilhões de tentativas de ataques aconteceram no Brasil em 2020

América Latina sofre com nova onda de ataques de ransomware nos setores de telecomunicações, serviços financeiros, educação e governo

Author Photo
11:42 am - 09 de novembro de 2020
Fortinet Foto: Adobe Stock

O Brasil sofreu mais de 3,4 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos de janeiro a setembro, de um total de 20 bilhões em toda a América Latina e Caribe, segundo dados da Fortinet, empresa de segurança cibernética. Os dados fazem parte da plataforma Fortinet Threat Intelligence Insider Latin America, que coleta e analisa incidentes de segurança cibernética em todo o mundo.

O relatório do terceiro trimestre destaca a vasta utilização do DoublePulsar pelos cibercriminosos, ameaça que tira proveito de vulnerabilidades já resolvidas, o que evidencia o uso de softwares sem atualização. Apenas no Brasil foram registrados quase 284 milhões de tentativas de invasão de redes por meio desse recurso.

Leia também: Como ficam salários, vagas e carreiras no setor de TI em 2021

Os dados indicam ainda que segue em alta, desde o trimestre passado, o número de ataques de “força bruta” na região. Ou seja, as tentativas repetidas e sistemáticas de adivinhar uma credencial enviando diferentes nomes de usuário e senhas para acessar um sistema. De cada dez das principais ameaças de exploração identificadas no último trimestre, seis foram desse tipo.

“É por isso que é fundamental manter a higiene digital dos dispositivos instalando as atualizações de segurança fornecidas pelos fabricantes. Também temos que estar cientes que o ransomware chega geralmente na forma de phishing, ou seja, por meio de engenharia social. Nesse caso, a conscientização em segurança cibernética é crítica para evitar que as pessoas abram anexos e links maliciosos”, explica Alexandre Bonatti, diretor de Engenharia da Fortinet Brasil.

Para conhecer a lista das principais ameaças registradas nesse período, veja no link.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.