Mais da metade das empresas mira planejamento de curto prazo na pandemia

Levantamento foi realizado pela Fundação Dom Cabral junto da ANPEI

Author Photo
3:15 pm - 15 de setembro de 2020
Digitalização do RH é prioridade das empresas, indica pesquisa Digitalização do RH é prioridade das empresas, indica pesquisa

A pandemia mudou alguns hábitos e o planejamento das empresas está se adaptando ao novo cenário. Segundo pesquisa da Fundação Dom Cabral junto da ANPEI (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras), houve alteração nas agendas prioritárias das empresas. Quando questionadas sobre a postura para equilíbrio das agendas de curto e de médio e longo prazos, a maior parcela (57,2%) disse ter como foco o curto prazo. Ao mesmo tempo, as marcas planejam estratégias sobre novos negócios, produtos e processos para os médio e longo prazos.

Na primeira edição desta mesma pesquisa, este número girava em torno de 50,9%. Outro dado importante que o estudo traz é a queda significativa das empresas que estavam focadas exclusivamente no curto prazo, 5,9% ante 12% em abril.

Veja também: Pesquisa aponta que 43% das empresas não têm planos de continuidade

A pesquisa “Empresas Inovadoras e a Pandemia da COVID-19: uma reavaliação” foi aplicada entre executivos de empresas dos diversos setores da economia. Dentre eles: indústria, serviços, saúde, educação, agricultura e tecnologia. No primeiro levantamento foi possível avaliar em que medida e como as empresas esperavam inovar frente à mudança de cenário. Assim, passados alguns meses, o objetivo é avaliar se as estratégias adotadas foram eficientes. E quais desafios foram superados ou surgiram no período de pandemia dentro desse planejamento.

“As empresas de todos os portes e setores parecem ter se adaptado melhor do que a expectativa inicial sugerida, de forma que não foi observado um aprofundamento dos impactos negativos sobre as atividades delas”, diz Humberto Pereira, Presidente da ANPEI. Ou seja, “a crença anterior de que a partir de maio ou junho os inconvenientes começariam a ser sentidos caso a pandemia perdurasse, não se confirmou”, afirma Pereira.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.