Notícias

55% das empresas brasileiras sofreram com ransomware em 2021

O ransomware não mostra sinais de desaceleração e, no último ano, 66% das organizações no mundo foram atingidas em 2021, em comparação com os 37% registrados em 2020, de acordo com a pesquisa anual The State of Ransomware 2022, realizado pela Sophos.

Rafael Foster, gerente de engenharia da Sophos Brasil, explica que o ransomware se tornará mais modular, uniforme e influente. Especialistas oferecerão diferentes elementos de um ataque as a service e os desenvolvedores criam códigos sofisticados.

“Dentre os ataques que vemos de ransomware, temos notificado que há muitos modelos de famílias. Esse modelo de as a service está sendo muito mais pulverizado, com muitas novas famílias aparecendo. Foram 35 famílias diferentes aparecendo no último ano, representando 43% do total de ataques”, alerta.

No Brasil, 55% das organizações brasileiras entrevistadas foram atingidas por algum ransomware em 2021, o que representa um aumento considerável em relação aos 38% que reportaram ataques no ano anterior. Além disso, 56% dos incidentes resultaram em dados criptografados. Este número, apesar de inferior à média global de 65%, teve um grande aumento em relação aos 36% relatados em 2020.

Leia também: Flexibilidade, dados e segurança são preocupações de empresas ao consumir tecnologia

Do total de empresas entrevistadas nacionalmente, 73% afirmaram que o backup é o método mais usado para a restauração de dados, enquanto 40% optaram por pagar o resgate. Nesse segundo caso, a média de resgate bateu US$ 211.790. Entretanto, entre as que pagaram o resgate, houve recuperação de, em média, 55% dos dados – somente 8% das organizações tiveram acesso a todas as suas informações.

Ainda que quase metade das companhias terem escolhido pagar o resgate, a pesquisa afirma que a extorsão se manteve em 7% dos casos. Mas, para Rafael, esse número crescerá exponencialmente, principalmente para as empresas com dados muito sensíveis, como bancos.

Quando perguntadas sobre o impacto de um ataque ransomware em sua organização, 90% das empresas disseram que o ataque afetou a capacidade de operar e 86% das vítimas do setor privado afirmaram que perderam negócios e/ou receita por causa do ataque.

Por outro lado, 83% das companhias de médio porte têm um seguro cibernético que as cobre no caso de um ataque de ransomware – e, em 98% dos incidentes, a seguradora pagou parte ou todos os custos inclusos (com 40% cobrindo o pagamento do resgate).

Recent Posts

DM9 e SoulCode anunciam parceria de capacitação em tecnologia

A agência DM9 e a SoulCode Academy anunciaram essa semana uma parceria para capacitar pessoas…

11 horas ago

SoftwareOne cria BU exclusiva para serviços Microsoft no Brasil

A empresa de origem suíça SoftwareOne anunciou recentemente a criação de uma unidade de negócios…

12 horas ago

CEO da Nutanix revela expectativas da parceria com a Dell

Rajiv Ramaswami, presidente e CEO da Nutanix, subiu ao palco do Next*, evento anual da…

14 horas ago

Neuralink fará segundo teste de implante cerebral

A Neuralink, empresa de neurotecnologia de Elon Musk, teve a aprovação da FDA (Agência de…

14 horas ago

Flexibilidade, inovação e compra da VMware pela Broadcom são motores de crescimento da Nutanix

Com as principais prioridades dos CIOs focadas na modernização de aplicações, inteligência artificial (IA), plataformas…

16 horas ago

IBM anuncia plataforma de código aberto no watsonx

Como forma de aumentar seu compromisso com o ecossistema de IA de código aberto, a…

17 horas ago