Maioria das fintechs brasileiras é especialista em gestão de crédito
Estudo da Liga Venture aponta que existem 841 startups de finanças ativas no País
O número de startups do setor financeiro (as fintechs) ativas chegou a 841 no Brasil. Gestão financeira (8,68%), meios de pagamento (8,32%), contabilidade e fiscal (7,02%), conta digital (6,3%) e crypto currencies (5,59%) são as categorias mais comuns entre elas, conforme novo levantamento divulgado recentemente pela Liga Ventures.
São 40 categorias no total, com investimento (5,11%); crédito direto (4,52%); infraestrutura para pagamentos online (4,04%); cobrança e faturamento (3,92%) e banking as a service (3,45%) aparecendo em seguida. A maioria dessas empresas (25%) foi criada entre 2020 e 2023.
Leia ainda: Moojan Asghari falará sobre IA promovendo negócios perenes no IT Forum Praia do Forte
“Houve uma estabilização na quantidade de startups nos últimos anos em todos os segmentos, por conta do ‘inverno das startups’ e do cenário difícil macroeconômico global. Mas isso não impediu o surgimento de novas empresas e tecnologias”, pondera Guilherme Massa, cofundador da Liga Ventures. “Basta ver a enorme quantidade de subcategorias entre as fintechs, há muita diversidade de soluções por ser uma cadeia de valor bastante longa e competitiva.”
O estudo mostra também que 63 das startups analisadas aplicam inteligência artificial em suas soluções com o intuito de realizar análises de crédito e scoring, aplicações de cibersegurança, personalização de marketing, geração de insights e recomendações de ofertas, automação de processos e atendimento ao cliente.
Em termos de maturidade, 47% das fintechs brasileiras são consideradas emergentes, 14% estáveis, 17% nascentes e 21% disruptoras. Com relação às tecnologias mais aplicadas, destacam-se API (25%), Data Analytics (25%), Dashboard (16%), Banco de Dados (11%) e Relatórios Automatizados (9%).
O estudo também mostra que 58% têm como foco o mercado B2B.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!