Maioria dos brasileiros usa Pix para pagar compras na internet

Levantamento da Capco destaca que fraudes, integração e melhora na jornada do cliente são principais desafios para o avanço do meio de pagamento

Author Photo
11:25 am - 29 de setembro de 2022
economia digita

Pesquisa da Capco, feita com 2 mil pessoas, apontou que 94% delas utiliza o Pix. O questionário coletou a opinião de pessoas, além de pequenos e médios empreendedores das principais capitais do país no primeiro semestre deste ano.

O principal destino do Pix foi para pagamento de compras na Internet, usado por 67% dos respondentes. Na sequência aparece o pagamento de prestadores de serviço (66%), em cafés e lanchonetes (60%) e em supermercados (43%) e 14% já usaram o Pix para pagar viagens.

Alexandre Bueno, head do Capco Labs em São Paulo, destaca que apesar do Pix apresentar boa adesão, há ainda desafios como melhora da jornada do cliente no momento de usar o sistema e necessidade de aperfeiçoamento constante da segurança. “O estudo mostra que as possibilidades de negócio e inclusão são promissoras e devem ser conquistada em um curto prazo”, destacou o executivo em evento promovido pela Capco no InovaBra, em São Paulo, para debater o Pix e divulgar dados da pesquisa.

Mayara Yano, assessora sênior no Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central do Brasil, adiantou que as novas fases e inovações do Pix devem ser implantadas em breve. Segundo ela, os objetivos na implantação do Pix (digitalização, democratização, inclusão, conveniência, competição, inovação e redução de custos) foram alcançados e superaram as expectativas, o que vai viabilizar o constante avanço do sistema.

“O Brasil teve a adoção mais rápida do mundo, passando de 30 transações per capita no seu início para 70 transações per capita atualmente. Está presente em diversos pontos de vendas e atividades, realmente facilitando o acesso de quem não tinha cartão, por exemplo. Hoje já são 779 instituições regulares que oferecem o sistema e 60 estão em processo de adesão”, explicou Mayara.

Na agenda evolutiva do Pix prevista pelo BCB para os próximos meses e anos, estão a implantação de novas funcionalidades como Pix Automático, Pix Internacional e Pix Cobrança 2.0.

“Essas e outras inovações são constantemente debatidas para estimular ainda mais o uso pelos consumidores e o uso pelos pontos de venda. É necessário investir em educação financeira para a população e também para os lojistas entenderem os benefícios que o Pix possui e pensar nesse meio de pagamento de forma mais inovadora, o que muitos já fazem com recebimento via Pix e uso de QR Code. Os meios de pagamento costumam ter forte caráter cultural: quem usa cartão de crédito, prefere usar sempre e quem usa o débito faz da mesma forma, mas ao conhecer as funcionalidades de outra forma de pagamento, as pessoas podem mudar esses hábitos”, acredita a assessora.

Na análise da Capco, um dos desafios em relação ao Pix é a necessidade de simplificação da jornada do cliente no momento das compras.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.