Maioria das empresas ainda tem voz como principal canal de comunicação

Author Photo
3:44 pm - 28 de setembro de 2015
Maioria das empresas ainda tem voz como principal canal de comunicação
Grande parte das empresas, ou 69%, ainda têm a “voz” como o canal de comunicação mais usado pelos funcionários, 59% para falar com fornecedores e 56% para relacionamento com seus clientes. Essa é uma das conclusões do estudo “A Conectividade nas Empresas Brasileiras”, realizado pela Teleco e Embratel. Apesar do resultado, as companhias identificaram uma queda significativa no uso de voz, que registrou 80% na primeira onda. 

Para chegar a essa conclusão, o levantamento analisou as estruturas de Telecom e de TI de 400 empresas de pequeno, médio e grande portes em cinco capitais brasileiras. A edição de 2015 ampliou a participação das companhias de médio e grande porte que, agora, soma 50% do público entrevistado.

De acordo com o levantamento, o uso de e-mails como ferramenta de colaboração é indicado por 92% das companhias que utilizam mensagens. O SMS, mesmo estando pressionado pelos serviços de OTTs (provedores Over The Top, que fornecem o serviço utilizando a Internet), é o segundo colocado, sendo o canal preferido por 58% dos entrevistados. O WhatsApp aparece em destaque na pesquisa com 55%, o que comprova seu crescente uso para comunicação profissional.

O estudo indica ainda que os serviços de cloud computing cresceram de 8% para 17% das empresas pesquisadas. O uso se dá principalmente em aplicações de segurança, e-mail, armazenamento e backup. A análise do resultado mostra que o mercado ultrapassou a fase de conhecimento e começou a aderir à nova tecnologia.

Na área de data center, a pesquisa indica boas oportunidades para os serviços de armazenamento, pois 75% das empresas consultadas ainda utilizam servidores internos e 13% dos entrevistados armazenam informações nos computadores dos próprios funcionários. A hospedagem externa é uma realidade para 7% das companhias. Esses itens vão merecer atenção especial nos próximos anos, indica o levantamento.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.