Mainframes resistem, mas IA generativa pode ser ponto de guinada

Relatório da NTT DATA mostra transformação do setor bancário rumo a nuvem e IA. 45% dos bancos estão incorporando IA generativa

Author Photo
12:45 pm - 27 de fevereiro de 2024
mainframe, nuvem Imagem: Shutterstock

Muito embora o bom e velho mainframe ainda seja pilar importante para os sistemas bancários, seu uso deve diminuir por conta dos requisitos necessários para adotar tecnologias de inteligência artificial e nuvem. É o que revela um estudo da NTT Data, intitulado Horizonte Digital: A Mudança do Setor Bancário de Mainframe para Infraestrutura em Nuvem Orientada por IA.

Os números do estudo mostram que 63% dos entrevistados dizem que a IA generativa está facilitando a transição de aplicações bancárias para a nuvem. E 91% relataram que iniciativas nesse sentido são endossadas pela diretoria, indicando uma priorização em nível estratégico.

Foram ouvidos 650 tomadores de decisões do setor bancário em todo o mundo.

Leia também: Microsoft fecha acordo com a empresa francesa Mistral AI

A pesquisa revelou que, apesar disso, 80% das empresas não contam com um framework estratégico para a adoção de IA generativa. E que apesar de 89% dos líderes bancários se identificarem como inovadores, 63% ainda operam em sistemas mainframe, o que confirma a resiliência desses sistemas.

O estudo também descobriu que 45% dos bancos estão adotando o IA generativa, incorporando-a nas operações. E 30% estão explorando o potencial dessas tecnologias, o que sinaliza mudanças em direção à inovação.

“A rápida adoção dessas tecnologias pela indústria está redefinindo os modelos de negócios e estabelecendo uma nova norma na liderança do setor. Essa maré tecnológica está levando os bancos a uma compreensão mais profunda das necessidades dos clientes, proporcionando serviços mais rápidos, mais seguros e exclusivamente personalizados”, diz em comunicado Kaz Nishihata, diretor e vice-presidente executivo sênior da NTT Data.

Razões para a migração

Flexibilidade e escalabilidade são citados por 36% dos executivos como principais motivadores para a migração para a nuvem; e 25% reconhecem uma tendência crescente na migração para, impulsionada pelos avanços da IA. Para a consultoria, isso significa um movimento de avaliação de códigos legados e de iniciativas de modernização.

Para a empresa, o “longo reinado dos mainframes está se aproximando do fim” devido às exigências dos consumidores, novas interrupções inovadoras no mercado e para responder às pressões competitivas por avanços tecnológicos inovadores.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.