Mainframe segue relevante em estratégia digital de companhias

Estudo da BMC mostra que 92% pretendem investir ainda mais em equipamentos do tipo, inclusive para rodar tecnologias emergentes

Author Photo
9:53 pm - 07 de outubro de 2021
mainframe Imagem: Shutterstock

Entre mais de 1.300 executivos e profissionais de tecnologia ouvidos mundialmente por um estudo da BMC, 92% ainda veem o tradicional mainframe como plataforma em crescimento a longo prazo, e pretendem usá-lo para executar novos workloads. Dois a cada três (66%), aliás, o fazem para tecnologias emergentes, incluindo inteligência artificial e machine learning.

O estudo divulgado essa semana pela multinacional constata que o mainframe continua importante nas estratégias dos negócios digitais. No setor do varejo, 86% esperam que a carga de trabalho executado por esses equipamentos cresça, e 72% têm mais da metade dos dados em mainframes.

Leia também: Investimento em digitalização desafia 67% dos executivos de bancos, mostra estudo

Segurança foi a prioridade mais citada pelo segundo ano consecutivo do estudo, com 61% dos entrevistados elencando esse fator como prioridade. Entre os que mais usam o equipamento, 63% consideram segurança e a conformidade a principal prioridade.

“Os resultados da pesquisa, que foram validados no início com clientes e analistas, são extremamente claros: profissionais executivos e técnicos estão confiantes de que o mainframe continua sendo uma parte fundamental de seu sucesso digital”, diz em comunicado John McKenny, vice-presidente sênior e gerente geral da Intelligent Z Optimization and Transformation da BMC.

O relatório da BMC pode ser baixado (mediante cadastro, em inglês) nesse link.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.