Nesta quinta-feira (30), o Magazine Luiza fechou a compra da Estante Virtual, da Livraria Cultura, por R$ 31 milhões. A compra do marketplace foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em dezembro.
O valor calculado do negócio foi de R$ 42,5 milhões, porém com as dívidas descontadas, resultou abaixo disto. O negócio deverá ser concretizado em um prazo de 5 a 10 dias.
Fundada em 2005, a Estante Virtual foi comprada pela Cultura em um período turbulento para a empresa em 2017. De R$ 460 milhões em 2014 para R$ 380 milhões em 2016, o faturamento da livraria vem caindo e atualmente acumula R$ 285 milhões em dívidas.
Um processo de recuperação judicial foi aberto em outubro de 2018 e aprovado em abril de 2019. A venda da Estante Virtual vinha sendo estudada desde setembro do ano passado.
Já o Magazine Luiza, por sua vez, registrou em outubro de 2019 R$ 6,8 bilhões em vendas. Boa parte do resultado positivo da companhia veio da compra da Netshoes.
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