Logística continua a ser maior desafio do e-commerce brasileiro

Entre os principais desafios está a dependência de uso da malha rodoviária

Author Photo
2:03 pm - 13 de abril de 2018
asdasd

Durante a primeira edição do encontro “Latam Retail Summit: What’s Next: The Future of Retail”, organizado pelo Mercado Livre e dirigido a empresas do setor de e-commerce da América Latina, teve a Logística como um dos principais temas em discussão.

Entre as tendências de logística destacas no painel sobre “comportamento do consumidor e os novos desafios em logística e ominicanalidade”, a solução de retirada em loja (pick and collect) foi a mais comentada. Para Leandro Soares, diretor de Mercado Envios para a América Latina, a alternativa beneficia principalmente as lojas online que já são fortes em lojas físicas. “Essa é uma nova fase de logística no e-commerce e que certamente vai aumentar. É uma opção que oferece frete grátis – que é o que o consumidor quer – e ainda pode gerar novas compras na loja física.”.

Os principais desafios comentados pelos participantes do evento são a dependência de uso da malha rodoviária – que inclusive prejudica o meio ambiente, por ser uma opção poluente – e O fulfillment, que é a oferta completa de serviços logísticos – o que inclui armazenamento, controle de retirada, embalagem e entrega de produtos -, também crescerá cada vez mais no Brasil. Inclusive porque permite a contratação de diversos transportadores além dos Correios, gerando maior competitividade em preços e qualidade.

No caso do Mercado Livre, a tecnologia de gerenciamento de estoque e de transporte – desenvolvida pela própria empresa – é o que garante a escala da operação. “Para crescer e inovar no comércio eletrônico, é necessário investir em tecnologia continuamente”, diz Leandro.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.