Linguagem digital atingiu seu limite, acredita criador do primeiro e-commerce no Brasil

Author Photo
5:54 pm - 30 de julho de 2015
Linguagem digital atingiu seu limite
Tudo que existe hoje não existirá daqui 20 anos, nem a internet, muito menos a internet das coisas (IoT, na sigla em inglês). É o que acredita Jack London, criador da Booknet, o primeiro e-commerce do Brasil lançado em 1995. “O que vai existir é outro mundo com tecnologias mais avançadas, com vendas efetuadas de nova forma”, disse o executivo durante apresentação no Fórum E-Commerce Brasil 2015, realizado nesta semana em São Paulo. Para ele, aqueles que se arriscam a dizer o que será do mundo daqui 20 anos não sabem o que dizem. 

London acredita que a história das tecnologias da informação é feita em camadas que se superpõem, soterrando as anteriores e, às vezes, deixando uma ligeira brecha para que as anteriores respirem por mais algum tempo.

Segundo ele, nem mesmo a linguagem digital estará entre nós. “Ela já ficou velha, atingiu seu limite. Estamos todos conversando sobre velharia. A internet já atingiu saturação e banalização”, refletiu. Ele lembrou que o ser humano já passou por diversos tipos de linguagem: a oral, que usamos até hoje; a escrita e a digital. Já que a digital pode ser considerada antiga, qual virá a seguir? “Não sei, não tenho a menor ideia”, disse.

Talvez a próxima seja baseada em código de internet. Tim Berners-Lee, inventor da web, acredita que quem sabe codificar é mais evoluído do que os demais. “Há quatro anos, ele propôs que crianças na Inglaterra aprendessem a programar e compreendessem a linguagem digital como compreendemos a alfanumérica. O Parlamento Inglês aprovou seu plano, que já está em execução por lá”.

Em razão de toda essa mudança no mercado, London alertou: não se iludam em fazer negócios achando que o que fazem hoje vai continuar do jeito que está amanhã. “Haverá novas linguagens que serão levantadas em algum lugar e mudarão tudo”, assinalou.

No futuro, London acredita que a nova forma de comunicação pode estar ligada ao corpo humano. “O livro Regenesis, de George Church, relata que toda a inteligência humana estará em um grama de DNA. Com 4 gramas de DNA, seremos capazes de ter dentro do nosso corpo todo o conhecimento que a humanidade produziu até o momento”, disse. 

Esse cenário pode até parecer ficção científica, mas não é. Basta ver o wearables e as tecnologias de realidade virtual. “[Mark] Zuckerberg afirmou que realidade virtual será o próximo grande conteúdo do Facebook”, exemplificou, afirmando que nem mesmo a rede social resistirá às mudanças que o futuro nos reserva e poderá não existir mais.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.