Líderes de codificação criam um novo caminho para avanço na carreira de TI

Costumava-se dizer que a carreira de um programador tinha uma data de expiração, que a transição para o gerenciamento era o único caminho a seguir

Author Photo
4:28 pm - 31 de maio de 2022
desenvolvedores Reprodução/Shutter Stock

Muitos dos líderes da indústria de software vêm das fileiras dos desenvolvedores que trabalham. Muitas vezes, eles querem crescer para o gerenciamento, pois seu domínio da tecnologia lhes dá confiança, mas não querem abandonar a prática que francamente lhes traz satisfação.

Introduza o líder de codificação.

Esse novo tipo de líder é responsável tanto pela estratégia quanto pela prática com a tecnologia e caminha nos mundos dos negócios e da tecnologia com igual aptidão.

Ao manter-se atualizado com a prática de codificação, esses líderes mantêm uma visão sobre o funcionamento dos projetos, ficam a par dos desenvolvimentos do setor e podem perceber onde as mudanças podem beneficiar melhor a organização.

E essa tendência pode ajudar a resolver um dos problemas mais mesquinhos da indústria de software: a sensação entre os desenvolvedores de que estão sobrecarregados com gerentes ruins.

Mito: Programadores não podem ser bons líderes

O trabalho diário do codificador é muitas vezes detalhado, linha por linha, para ter certeza, e pode tender a pensar mais nas árvores do que na floresta.

O perigo perene para o engenheiro é ficar obcecado em construir coisas, perdendo de vista o valor comercial do que está fazendo. Penso nisso como a asneira de A Ponte do Rio Kwai, onde a tarefa técnica temporária do personagem (a construção da ponte) vem eclipsar o propósito muito maior (superar a ocupação imperial).

Mas à medida que os desenvolvedores crescem em seu papel, sua visão abrange mais sistemas e processos em jogo, com compreensão dos elementos individuais. À medida que um desenvolvedor habilidoso se torna realmente experiente, especialmente quando seu conhecimento do sistema específico em desenvolvimento se expande, ele é capaz de mergulhar em áreas de alto valor, ajudar a fazer alterações e manter a visão de alto nível. Acrescentar a isso uma apreciação pelo lado comercial das coisas cria uma potente combinação de talentos.

A mudança de mentalidade que é exigida dos codificadores aqui é permitir um verdadeiro equilíbrio de prioridades. Embora os desenvolvedores de trabalho tendam a ver qualquer coisa, menos a codificação real, como simplesmente uma interrupção, os líderes de codificação bem-sucedidos podem manter a importância das necessidades comerciais e técnicas em mente – algo semelhante a um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, onde ambos têm igual direito à atenção.

O líder de codificação sabe como manter uma perspectiva ampla que incorpore tanto as árvores quanto a floresta, como alternar entre elas e, principalmente, como permitir que as duas se informem para que o insight flua entre elas.

Isso inclui, é claro, o trabalho de orientar os humanos no negócio.

Mito: Codificadores são ruins com as pessoas

Esta é uma noção tão banal. E também é um pouco verdade.

As máquinas são lógicas e passíveis de serem coagidas a fazer exatamente o que você quer, dizendo a elas da maneira certa. As pessoas não são. Há algo diferente em espécie sobre liderar pessoas. À medida que o programador evolui de fazer coisas para liderar outras pessoas fazendo coisas, para liderar pessoas liderando pessoas fazendo coisas, essa distinção é ampliada.

Algumas pessoas simplesmente têm um talento especial para as pessoas, como extrair delas suas necessidades, medos e desejos; como perceber onde surgem os conflitos de personalidade; como ver onde eles podem crescer; e como se engajar efetivamente com essas forças para ajudá-las e ao negócio a ter sucesso.

Para o resto de nós, essas são habilidades aprendidas, às vezes duramente aprendidas. Os codificadores não são diferentes. Ao reconhecer a importância da interação humana, o líder de codificação se compromete a obter insights e habilidades, assim como quando escrever um for-loop ou componente funcional era intimidante e estranho. O funcionamento interno da corporação é tão surpreendente quanto a internet.

A beleza é que o codificador tem uma grande vantagem em liderar outros codificadores e pessoal de tecnologia.

Os líderes de codificação são “um de nós”

Todo programador reconhecerá este cenário: o gerente de projeto entra e faz projeções absurdas com base em seu gráfico de Gantt. Ou ainda mais constrangedor, começa a abusar de chavões. Comunicar as necessidades do negócio aos construtores de forma eficaz é uma arte especial. Ser uma ponte eficaz entre os dois é ainda mais precioso.

Não há substituto para a experiência real de disputar o silício em conformidade. Isso se traduz não apenas em uma empatia mais profunda pelo trabalho tecnológico que está sendo feito, mas pelas alegrias especiais concedidas e pedágios cobrados das pessoas pela profissão.

Há muito valor a ser encontrado em manter vivo o conhecimento de como é estar nas trincheiras. A capacidade de se colocar no lugar do codificador que executa é certamente uma grande peça do quebra-cabeça para melhorar o desempenho percebido e real do gerenciamento de tecnologia.

Enquanto pesquisava e pensava sobre essa questão de codificação versus gerenciamento, por acaso levei um carro ao mecânico. A loja era uma grande operação, mas observei o proprietário ir até um carro e rastejar sob ele para ajudar a diagnosticar um problema. Há um certo respeito que vem dos engenheiros com a disposição e capacidade de um líder de pular no meio das coisas.

Esse tipo de respeito e carinho se traduz no mundo do software, onde o líder é visto como “um de nós”.

O líder deve continuar codificando?

Ao escrever sobre sua própria experiência como codificador e gerente, Mark Porter, CTO do MongoDB, diz: “Existem muitos tipos de CTOs. Um CTO de uma pequena empresa que está liderando o desenvolvimento do primeiro produto da empresa deve absolutamente codificar. Um CTO que está focado em atividades de saída para uma grande empresa não deveria”.

Este é um reconhecimento realista de que, é claro, existem papéis que exigem que a pessoa que o preenche deixe a codificação prática, mas também há um lugar no mundo para pessoas que amam codificação, que desejam continuar envolvidas com isso e também crescer em liderança.

Não é difícil encontrar até mesmo líderes proeminentes com profundo conhecimento técnico prático nos dias de hoje. Werner Vogels, da AWS, e Brendan Eich, da Brave, por exemplo, dão todas as indicações de conhecer e se preocupar com os tipos de especificidades com as quais os desenvolvedores práticos estão preocupados.

No campo das ferramentas de tecnologia, esse tipo de conhecimento é ainda mais valioso. Não apenas o líder de codificação é mais capaz de se relacionar com os desenvolvedores internos, mas também com os clientes.

O líder de codificação demonstra que um programador é como um músico clássico, em vez de um jogador de futebol ou um piloto de caça. Um músico clássico pode se tornar um maestro que sustenta suas proezas instrumentais para melhorar seu trabalho.

Ao considerar a importante questão dos planos de carreira, a noção de que se deve escolher um caminho a seguir para ser um codificador na prática ou líder de TI está se tornando menos concreta. Talvez possa ser visto como um espectro, em vez de uma disjunção. De um lado está o puro líder empresarial, do outro, o puro engenheiro. A maioria dos CIOs, CTOs ou outros líderes de tecnologia combinarão alguns dos dois aspectos, com o líder de codificação ficando mais no meio do espectro.

Quanto à pergunta, devo ser um gerente ou um codificador? Talvez a resposta seja: ambos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.