Líderes brasileiras valorizam mais uso de dados do que colegas homens

Segundo estudo da YouGov, mulheres também estão à frente quando o tema é priorizar diversidade e inclusão

Author Photo
9:06 pm - 28 de março de 2022

Líderes brasileiras reconhecem a importância da análise de dados como parte estratégica dos negócios com mais frequência do que seus colegas homens. Segundo pesquisa Quality Conversations, feita pela YouGov a pedido da Tableau, enquanto 64% das líderes mulheres priorizam o uso de dados, 57% dos homens afirmam fazer o mesmo.

De acordo com o estudo, as líderes também priorizam mais o uso de dados em reuniões de trabalho. No total, 98% das lideranças femininas destacaram a possibilidade de se explorar dados durante reuniões de negócios como critério fundamental para se chegar a boas resoluções. A maioria dos homens (89%) também concorda com a premissa, porém, numa porcentagem menor.

O uso de dados é visto por 93% das lideranças femininas como fator para um profissional ser ouvido e levado a sério, o mesmo é válido para 81% das lideranças masculinas.

Leia mais: Silvana Bahia: ‘mundo tecnológico e questões sociais não podem ser divididos’

Foram realizadas entrevistas estimuladas com 1.977 executivos C-Suite de organizações de todos os portes, no Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Suécia, Singapura, Japão, Austrália e Brasil. No total, 735 mulheres executivas foram entrevistadas.

Diversidade e inclusão nas tomadas de decisões

As líderes brasileiras também deram maior enfoque na inclusão de mais profissionais de cargos diferentes e na possibilidade de agregar uma pluralidade maior de opiniões nas reuniões.

A maioria das lideranças femininas (64%) respondeu que abrir conversas para mais pessoas, incluindo operadores de máquinas e vendedores do varejo, é fundamental para se ter melhores conversas sobre negócios. Apenas 54% dos líderes homens disseram que essa questão é prioritária.

Quase todas as entrevistadas (98%) também disseram ser muito importante permitir que todos os participantes das reuniões possam falar e contribuir com as suas ideias, porcentagem maior do que a dos homens (90%) também.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.