Notícias

Liderança feminina avança no país, mas a passos lentos

Elas representam quase metade da força empreendedora do Brasil, com 30 milhões de mulheres no comando do próprio negócio, aponta a Global Entrepreneurship Monitor. É delas também o maior percentual com ensino superior, mas ocupam apenas 37% dos cargos gerenciais do país e ganham, em média, 77% do salário dos homens, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No mercado promissor das startups, empresas jovens com base tecnológica, o segmento é majoritariamente dominado por homens. Apesar dos esforços e movimentos para estimular a presença delas no segmento, apenas 15% das startups são comandadas por lideranças femininas, de acordo com o mapeamento realizado pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups).

A participação delas em cargos de liderança também traz consequência financeira. O Women in the Workplace, estudo realizado pela McKinsey & Company em parceria com a Learnin.org, indica que caso o cenário não mude e nada seja feito o prejuízo ao PIB global será de 1 trilhão de dólares, já a presença das mulheres nos cargos de liderança pode gerar um incremento no PIB global de US$ 13 bilhões.

Leia também: Startup gaúcha quer formar e contratar mais programadoras

Contudo, observa-se um pequeno avanço da presença feminina em setores predominantemente masculino. É o que aponta a pesquisa da plataforma de recursos humanos Revelo, na área de tecnologia elas passaram de 10,9% para 12,2% nos postos de trabalho; já no setor financeiro hoje elas ocupam 48% das posições.

Em outra pesquisa promovida pelo Centro de Implementação de Políticas Públicas para Igualdade e Crescimento (Cippec) com apoio da Salesforce, embora as brasileiras representem 34% dos graduados em ciência e tecnologia, elas ocupam apenas 20% dos empregados especializados do setor.

Representatividade

Por que é tão importante a equidade de gênero nas corporações? Ainda segundo o relatório Women in the Workplace, um terço das mulheres norte-americanas consideram deixar suas posições. Para eles, esse percentual é de apenas um quarto. Como as mulheres em cargos de liderança são minoria, logo o impacto pode ainda ser maior nas carreiras femininas, uma vez que elas são as principais patrocinadoras de novas lideranças femininas, por meio de programas de mentorias e diversidades.

Todas nós de alguma maneira nos inspiramos em outras mulheres, que trazem como características força, independência financeira e realização profissional. Com respeito, assertividade e profissionalismo, é possível se fazer ouvir. Pude perceber que a serenidade, o equilíbrio e a praticidade da mulher podem ser elementos chave para influenciar positivamente qualquer ambiente. Sucesso não tem relação com gênero, mas, sim, com determinação, disciplina e muito foco.

No entanto, o caminho até a liderança demonstra ser mais desafiador para elas, mas o momento atual trouxe uma lupa gigante nos desafios do dia a dia. Logo, as empresas precisam avaliar que nem todo mundo é igual. As companhias têm tomado medidas em relação à equidade de gênero, mas é necessário tratar a causa de forma efetiva e com as práticas no ambiente de trabalho, seja ele remoto ou presencial. Dessa forma, certamente, as instituições constituíram liderança forte e diversa com coragem para decisões difíceis.

Portanto, há muito espaço para nós, mulheres!

* Letícia Moschioni é sócia e diretora de produtos da Mobile2you

Recent Posts

ChatGPT registra pico histórico de receita com lançamento do GPT-4o

O ChatGPT experimentou um salto sem precedentes em sua receita, impulsionado pelo lançamento do GPT-4o,…

13 horas ago

Nebraska processa TikTok por violação das leis de proteção ao consumidor

O estado de Nebraska tomou medidas legais contra o TikTok, acusando o popular aplicativo de…

14 horas ago

Formação e emprego em TI: 4 oportunidades na área

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

15 horas ago

Sensedia lança assistente de IA para gerenciamento de API

Durante a conferência global de clientes APIX 2024, a Sensedia anunciou o lançamento do Sensedia…

16 horas ago

IA vai impactar empresas mais que internet e smartphones, diz estudo

Mais de oito em 10 (86%) dos executivos já implantaram inteligência artificial para aumentar receitas…

17 horas ago

Metade das empresas terão ferramentas de monitoramento de sustentabilidade até 2026

Metade das empresas vai adotar, até 2026, ferramentas para um monitoramento de sustentabilidade, incluindo consumo…

17 horas ago