Liderança autêntica: construindo uma organização que prospera

Líderes autênticos dão ênfase às pessoas, valores e ética, criando uma cultura de autenticidade, transparência e honestidade

Author Photo
4:55 pm - 21 de julho de 2022

Os estilos de liderança têm, tradicionalmente, centrado seu foco em lucros, preços de ações e produtividade, mas uma nova abordagem cada vez mais adotada pelos líderes de hoje, conhecida como “liderança autêntica”, dá uma interpretação diferente ao conceito. Com o modelo de liderança autêntico, o foco está nas pessoas, nos valores e na ética em primeiro lugar, com a produtividade e os lucros posteriormente promovidos por meio da promoção de um ambiente inclusivo e acolhedor, onde todos se sintam ouvidos.

A liderança autêntica é um conceito relativamente novo e, por isso, não existe uma definição oficial. Mas, em última análise, a liderança autêntica pode ser vista como o oposto da liderança tradicional de várias maneiras. Por exemplo, enquanto a liderança tradicional enfatiza a liderança com objetivos, a liderança autêntica se concentra em liderar com propósito. Ou enquanto a liderança tradicional se concentra na lucratividade e na produtividade, a liderança autêntica se concentra na inclusão, na ética e na moral.

Líderes autênticos são aqueles que demonstram autodisciplina e um forte código moral – eles não pegam atalhos ou dobram sua moral para atingir certos objetivos. Há um padrão de comportamento que define a liderança autêntica e é aquele que tende à transparência, autodisciplina, autoconsciência, empatia e inteligência emocional.

Quais são as características da liderança autêntica?

A teoria da liderança autêntica foi apresentada formalmente por Bill George em seu livro Authentic Leadership, de 2003. Neste livro, George apresenta sua teoria de que a chave para ser um líder de sucesso é ser você mesmo. Ele sugere que a grande liderança começa com autenticidade, o que fortalece sua capacidade de aprimorar suas outras habilidades de liderança.

De acordo com Bill George, existem cinco características principais que definem a liderança autêntica:

– Propósito e paixão: Um líder autêntico deve ter um senso de propósito e saber exatamente quem eles são e o que são. Esse propósito impulsiona a paixão de um líder autêntico para entender melhor as pessoas, descobrir como os funcionários são mais motivados e demonstrar interesse e cuidado com o que estão trabalhando.
– Valores e comportamento: Parte de ser um líder autêntico significa ter um forte conjunto de valores e cumpri-los de maneira consistente. Líderes autênticos conhecem seus valores e demonstram esses valores regularmente por meio de seu comportamento. Ao agir de acordo com seus valores, você reforça que tipo de líder você é e cria confiança com seus funcionários.
– Relacionamentos e conectividade: Construir relacionamentos e ter uma conexão real com os outros é uma característica importante da liderança autêntica. Não se trata apenas de networking; trata-se de conhecer seus colegas de trabalho e funcionários ouvindo-os, permitindo que eles compartilhem suas experiências e tendo linhas de comunicação abertas.
– Autodisciplina e consistência: Ter um forte senso de autodisciplina é importante para um líder autêntico, porque você precisará manter o foco em metas específicas e manter um ritmo consistente em direção a essas metas. Líderes autênticos precisam ser capazes de gerenciar contratempos, fracassos e situações estressantes com uma confiança calma. Eles não são esvaziados por falhas ou dissuadidos por contratempos, em vez disso, trabalham para encontrar uma solução para qualquer problema que surja.
– Compaixão: Um elemento-chave da liderança autêntica é a compaixão, que mostra que você é sensível às necessidades dos outros e deseja ajudar todos a prosperar e crescer na organização. Isso pode significar verificar os prazos, ter flexibilidade com os horários ou encontrar maneiras de aliviar os momentos de estresse dos funcionários. É importante mostrar que você tem empatia por seus funcionários e que deseja que eles se sintam à vontade para falar se precisarem de ajuda ou de uma pausa.

O valor da liderança autêntica

Embora a liderança autêntica ainda seja um conceito relativamente novo, a pesquisa respaldou as afirmações de George, com vários estudos publicados sobre como a liderança autêntica pode influenciar positivamente a produtividade dos funcionários, o desempenho no trabalho e o envolvimento geral dos funcionários. Funcionários engajados, produtivos e com o melhor desempenho impulsionam o sucesso geral da empresa. E a pesquisa mostra que a liderança autêntica tem uma maneira de trazer o melhor dos funcionários, criando um ambiente onde eles se sintam empoderados e apoiados.

Líderes autênticos criam um ambiente produtivo, eficaz e motivado sendo transparentes, honestos, admitindo quando estão errados e estando abertos a críticas ou feedback quando necessário. Eles são líderes que podem resolver conflitos sem serem manipuladores, funcionam dentro de um conjunto específico de valores éticos e podem exibir vulnerabilidade quando apropriado. Construir esse senso de confiança com os funcionários é fundamental para uma liderança autêntica e tudo deve vir de um lugar genuíno.

Liderança autêntica e inclusão

A liderança autêntica é importante para os esforços de diversidade, equidade e inclusão (DEI), porque os funcionários precisam se sentir seguros no trabalho e à vontade para falar se vivenciarem ou testemunharem uma situação ameaçadora ou microagressão no local de trabalho. Se os funcionários sentirem que devem ficar em silêncio sobre o comportamento tóxico no local de trabalho, as consequências para a organização podem ser significativas. Isso pode levar a alta rotatividade, baixa produtividade e baixa moral em toda a empresa.

Um estudo dos pesquisadores Dr. Cottrill, Professor Associado Lopez e Dr. Hoffman, todos da California School of Professional Psychology da Alliant International University, encontrou uma “forte conexão entre liderança autêntica e sentimentos individuais de inclusão”. A pesquisa entrevistou profissionais e pediu que eles avaliassem o quão inclusivas eles achavam que suas organizações eram e como se sentiam em relação a si mesmos como funcionários. A pesquisa analisou as classificações de Autoestima Organizacional [Organization Based Self Esteem – OBSE] e Comportamento de Cidadania Organizacional [Organizational Citizenship Behavior – OCB]. Os funcionários com um alto OBSE se descreveriam como “importantes, significativos, eficazes e valiosos” para a organização, e as empresas que têm uma alta classificação de OCB exibem “altruísmo, consciência, espírito esportivo, cortesia e virtude cívica”.

Os resultados mostraram que os funcionários que se sentem mais incluídos no trabalho são mais propensos a avaliar níveis mais altos de autoestima dentro da organização e também são mais propensos a “ajudar seus colegas de trabalho a gerenciar e prevenir problemas, demonstrar iniciativa, chegar a tempo, ignorar pequenos inconvenientes e se preocupar com o desempenho de suas organizações”. E os resultados também mostraram que a liderança autêntica teve um impacto direto na inclusão – e que a liderança autêntica pode modelar a inclusão no local de trabalho por todo o caminho. Empresas com liderança autêntica também eram mais propensas a pontuar mais alto na escala para OCB e que OCB é mais provável quando um funcionário se sente incluído e experimenta taxas mais altas de OBSE.

A diversidade também é fundamental para o sucesso organizacional – empresas que são mais diversificadas em todos os níveis são mais bem-sucedidas do que suas contrapartes menos diversificadas. Líderes autênticos criam ambientes inclusivos onde todos se sentem seguros para trabalhar por completo. Eles não terão que esconder partes de sua identidade para deixar os outros confortáveis ou para se protegerem de uma possível discriminação.

Como se tornar um líder autêntico

Tornar-se um líder autêntico exige muita autorreflexão e autoconsciência. Você precisará trabalhar para entender a si mesmo e aos outros, usando empatia e compaixão como sua força motriz. Para exemplos de liderança autêntica na indústria de tecnologia, você pode olhar para o ex-CEO da Apple, Steve Jobs, ex-CEO da GE, Jack Welch, ex-CEO da Xerox, Anne Mulcahy, e ex-CEO da IBM, Sam Palmisano. Esses líderes são todos conhecidos por seus estilos de liderança autênticos que os ajudaram a impulsionar o sucesso dos negócios.

Para se tornar um líder autêntico, você precisará embarcar em um caminho de autodescoberta, estabelecer um forte conjunto de valores e princípios que o guiarão em sua tomada de decisão e ser completamente honesto consigo mesmo sobre quem você é. Um líder autêntico não tem medo de cometer erros ou assumir os erros quando eles acontecem. Você precisará ter certeza de que é alguém que assume a responsabilidade, mantém a calma sob pressão e pode ser vulnerável com colegas de trabalho e funcionários.

É importante conhecer seus próprios pontos fortes e fracos como um líder autêntico e identificar como você lida com o sucesso, o fracasso e os contratempos. Líderes autênticos se sentem confortáveis sendo eles mesmos, mas o primeiro passo é descobrir quem você é. Requer uma imensa quantidade de honestidade consigo mesmo e uma total aceitação de seus traços positivos e negativos. Depois de descobrir quem você é e o que você representa, você estará pronto para começar a liderar autenticamente.

Cursos de treinamento de liderança autêntica

Para aqueles interessados em aprender mais sobre como se tornar um líder autêntico, vários cursos com foco no desenvolvimento de habilidades de liderança autêntica estão disponíveis hoje, incluindo os seguintes:

Harvard Professional Development: The Authentic Leader
Harvard Business School: Authentic Leader Development
David Eccles School of Business at University of Utah: Authentic Leadership and Business Ethics
Northwestern Kellogg: The Leader Within
eCornell: Leadership Certificate from Cornell University
Wake Forest University School of Business: Authentic and Effective Leadership
uDemy: Authentic Leadership Actionable Practices and Examples

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.