A poucos meses da entrada em vigor da LGPD e depois de tudo que se discutiu no último ano, não raramente surgem questionamentos diversos: Já iniciaram o mapeamento de dados? O que estão fazendo para adequarem-se? Identificaram os atores responsáveis por cada etapa do processo? De quem é a responsabilidade pelos dados que transitam na empresa?

É de todos!

A mais nova iniciativa é um projeto de lei para postergar para 2022 a entrada em vigor da LGPD. É impressionante como alguns querem adiar o inadiável.

A LGPD está em vacância desde 28 de dezembro de 2018 à despeito da lentidão do governo em decidir a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, sua estrutura e qual caminho irá tomar, se punitivo ou orientativo. Esta dificuldade em regulamentar alguns pontos importantes reflete na grande maioria das empresas, uma vez que poucas criaram alguma estrutura para debater o assunto, enquanto outras aguardam algum direcionamento do Congresso, torcem para que seja adiada ou ainda “flexibilizada”.

É preciso entender que a LGPD busca conter esse mercantilismo desenfreado de dados pessoais, mediante controles que evitem exposição do titular da informação.

A mudança não precisa da vigência da lei, ela deve ser de dentro da empresa para fora ou para a sociedade. Todos os dados que estão sendo coletados são necessários? Dentro do processo de mapeamento de dados, a opinião dos usuários é importante, pois eles manipulam tais informações e esta etapa, aliada ao planejamento adequado, trará um êxito muito mais rápido e assertivo. A TI assume um papel de protagonismo do trabalho, mas a interdependência deve prevalecer, haverá mudança significativa na forma que os dados são coletados e armazenados.

A LGPD é bem-vinda, fortalece a discussão sobre a coleta e o tratamento de dados, o que deveria ser feito independente da lei.

*William Pinheiro é analista da Fundação Sanepar

Recent Posts

DM9 e SoulCode anunciam parceria de capacitação em tecnologia

A agência DM9 e a SoulCode Academy anunciaram essa semana uma parceria para capacitar pessoas…

6 horas ago

SoftwareOne cria BU exclusiva para serviços Microsoft no Brasil

A empresa de origem suíça SoftwareOne anunciou recentemente a criação de uma unidade de negócios…

7 horas ago

CEO da Nutanix revela expectativas da parceria com a Dell

Rajiv Ramaswami, presidente e CEO da Nutanix, subiu ao palco do Next*, evento anual da…

9 horas ago

Neuralink fará segundo teste de implante cerebral

A Neuralink, empresa de neurotecnologia de Elon Musk, teve a aprovação da FDA (Agência de…

9 horas ago

Flexibilidade, inovação e compra da VMware pela Broadcom são motores de crescimento da Nutanix

Com as principais prioridades dos CIOs focadas na modernização de aplicações, inteligência artificial (IA), plataformas…

11 horas ago

IBM anuncia plataforma de código aberto no watsonx

Como forma de aumentar seu compromisso com o ecossistema de IA de código aberto, a…

12 horas ago