Levantamento mostra porque brasileiro quer mudar de emprego em 2021

Trabalho remoto aumentou questionamentos sobre tempo trabalhado. Maioria quer mudar de área ou ter novos desafios

Author Photo
8:09 am - 09 de março de 2021

O desejo de trabalhar em uma outra empresa de outra área (para 53%), querer novos desafios em uma nova empresa (47,16%) e sentir falta de oportunidades de crescimento (34,34%) são algumas das principais razões que levam os brasileiros a quererem mudar de emprego. É o que revela um estudo da Intera, startups especialista em recrutamento digital.

A empresa mapeou os maiores anseios dos profissionais e que os tem levado a mudar de empregou este ano. Segundo o estudo, o trabalho remoto tornou mais clara o tempo que dedicamos ao diariamente ao trabalho e provocou questionamentos sobre o que é realmente importante. Cerca de 7,9 milhões de brasileiros estão desempenhando funções atualmente de casa.

Leia também: Especial: executivas brasileiras conquistam a liderança na América Latina

Além desses motivos, o levantamento também mostrou que para 16,9% querem trabalhar em uma empresa maior, 13,9% querem mudar de setor ou de área de atuação e 8% não estão satisfeitos com o salário atual, que não corresponde ao que o mercado oferece. Já 6,9% desejam receber mais benefícios e 1,1% trabalhar em uma empresa menor.

“O período abriu espaço para que as pessoas questionassem se o problema que a empresa se propõe a solucionar faz sentido para si, ou se a área que atua é essa mesma que gostaria de estar atuando, uma vez que boa parte do tempo que se tem é dedicado para tal”, pondera Paula Morais, cofundadora da Intera. “Percebemos que as pessoas estão muito mais dispostas a buscar e saber de oportunidades do que o período antes da pandemia.”

O levantamento foi realizado entre fevereiro de 2020 e de 2021, e teve a participação de 23.689 mil profissionais em todo Brasil, com a faixa etária entre 18 a 64 anos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.