Leilão 5G não pode ser afetado por embate político, afirma Maia

Presidente da Câmara dos Deputados, político se refere a possíveis sanções contra a participação da Huawei nos contratos relacionados com tecnologia

Author Photo
8:00 am - 18 de junho de 2020

Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou em live com empresários, realizada na última terça (16), que um potencial embate ideológico envolvendo a escolha de empresas parceiras que atuarão no 5G pode encarecer o custo para instalar tecnologia no país.

“Espero que a gente deixe a política de fora e entenda a importância da concorrência para beneficiar o cidadão. Nesse caso, se não tiver a concorrência no produto mais barato, quem vai pagar a conta é a sociedade brasileira”, argumentou.

O político estava se referindo à participação da chinesa Huawei na construção da infraestrutura do 5G no país.

O governo dos Estados Unidos, que desde o ano passado anunciou que a empresa não poderá ter relações comerciais com nenhuma marca criada no território, já sinalizou que a presença da marca no desenvolvimento da tecnologia ultrarrápida pode comprometer possíveis parcerias com o Brasil.

Esperado para acontecer em 2021, o leilão do 5G será supervisionado pelo recém-criado Ministério das Comunicações (comandado por Fabio Faria – PSD). Na semana anterior, o presidente Jair Bolsonaro disse que a seleção de companhias parceiras levará em conta aspectos como segurança de informações e soberania nacional, além de aspectos econômicos.

Para Maia, as principais definições quanto ao leilão e implementação da tecnologia devem ficar à cargo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

“É uma decisão da Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel. Nem do governo deveria ser. Espero que o Brasil tenha uma concorrência com o maior número de participantes para garantirmos qualidade e preço. Se a concorrência não for ampla, há um risco do custo de implementação do 5G no Brasil ser muito alto e um atraso na implementação de uma nova tecnologia”, afirmou.

*Com informações da Reuters , Telesíntese e Agência Câmara de Notícias

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.