Kyndryl aposta na tríade modernizar, inovar e proteger
Spencer Gracias, gerente-geral da Kyndryl Brasil, diz que empresas estão em jornada de transformação e momento é propício para atualização
A Kyndryl, empresa global de gestão de infraestrutura de TI, vive um novo momento de crescimento sob a liderança de Spencer Gracias, que completou cinco meses no cargo de diretor-geral no Brasil. Profissional de carreira da IBM, com experiências internacionais no México e nos Estados Unidos na Stefanini, Spencer retornou ao Brasil justamente para comandar a próxima fase da Kyndryl, trazendo uma visão estratégica para a operação da empresa em um mercado que exige inovação constante.
“Estamos em um momento propício, em que a transformação digital está pujante no Brasil. A necessidade de modernização e inovação é urgente, e esse é o core da Kyndryl”, afirma. Segundo ele, a Kyndryl é “o coração do progresso” e sua aposta é na tríade modernizar, inovar e proteger.
Paradoxo da confiança na infraestrutura de TI para o futuro
Citando o já conhecido “Relatório de Prontidão da Kyndryl”, que escuta líderes para entender a maturidade da transformação digital das empresas, Gracias revelou que uma das principais descobertas revela um paradoxo preocupante: mais de 80% dos líderes entrevistados confiam em suas infraestruturas de TI, mas menos da metade acredita que suas bases estão prontas para o futuro. “Esse dado é alarmante e aponta para uma clara necessidade de investimento em inovação e modernização”, destaca.
Ele explica que, ao integrar machine learning e business insights por meio da plataforma de análise de dados Kyndryl Bridge, a empresa já conecta mais de 1,2 mil clientes, possibilitando uma análise profunda de dados e a identificação de oportunidades de melhoria e automação nos negócios. “Com ela, identificamos que mais da metade dos equipamentos de missão crítica está próximo ou já chega ao fim de sua vida útil. É uma grande oportunidade para nós”, completa.
Papel da IA
O executivo destaca a importância da inteligência artificial (IA) como uma ferramenta facilitadora no processo de modernização. O desafio, segundo ele, reside na governança de dados e na qualidade das informações, fundamentais para o sucesso da IA.
“Para aplicar modelos de machine learning, é necessário ter uma base de dados confiável e de qualidade. Este é um passo crucial que muitas empresas ainda não deram”, acrescenta.
Leia mais: Ciberataques: 71% das organizações admitem incidente no próximo ano
E a nuvem?
Gracias menciona que há uma reavaliação das estratégias de nuvem em curso, especialmente com a chegada ao fim da vida útil de muitos equipamentos. Ele também destaca que a Kyndryl Bridge permite monitorar a performance e os custos da operação, ajudando na tomada de decisões estratégicas. “O híbrido é a resposta, mas não existe uma solução única que sirva para todos”, ressalta.
Desafios à frente
Com uma equipe de 80 mil colaboradores no mundo todo, Gracias menciona que após a sua chegada buscou reforçar programas que estão gerando resultados expressivos, como o “Vamos Aprender Steam”, que se destaca pelo engajamento com a comunidade e a formação de novos talentos em tecnologia.
“Acreditamos que nosso maior ativo são nossos colaboradores. Trabalhamos com grupos de inclusão e promovemos a diversidade em todos os níveis da empresa”, comenta. Além disso, a Kyndryl é reconhecida como uma referência em talentos de mainframe, um setor em crescente demanda no Brasil.
Apesar de não abrir resultados locais, o executivo indica que os números recentes da Kyndryl têm sido robustos, com um segundo trimestre destacado por um crescimento significativo em diversas áreas, especialmente em consultoria. Ele revela que a empresa no Brasil atende 60% de seus clientes no setor financeiro e de varejo, além de ter uma forte presença em manufatura e telecomunicações.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!