Notícias

KPMG: fusões e aquisições caem 6% no primeiro trimestre de 2025

O número de operações de fusão e aquisição (M&A) envolvendo empresas brasileiras no primeiro trimestre de 2025 chegou a 330, queda de 6% na comparação com o mesmo período do ano passado (quando foram fechados 350 negócios no País). É o que revela o levantamento periódico sobre o tema feito pela consultoria americana KPMG.

O estudo é feito trimestralmente e considera 43 setores da economia. O setor de tecnologia da informação liderou a lista, com 144 fusões e aquisições no período, seguidas por empresas de internet com 18 e instituições financeiras com 15.

Veja também: Cofundador da Netflix entra para conselho da Anthropic

Serviços para empresas, com 14; seguros, com 11; companhias energéticas e alimentos, bebidas e fumo, cada um com 10; e hospitais e laboratório de análises clínicas, com 9; também aparecem na lista em sequência.

“O levantamento da KPMG mostrou que houve uma pequena desaceleração no ritmo de compra e venda das empresas no País se levarmos em conta os mesmos meses de 2024, mantendo a atividade de fusões e aquisições praticamente estável”, diz o sócio da KPMG, Paulo Guilherme Coimbra, em comunicado. “Isso se deve a alguns fatores, principalmente, questões geopolíticas internacionais e aumento da taxa de juros. A tendência é de instabilidade…”.

A maioria das operações no período foi do tipo doméstica (215), ou seja, realizada entre empresas brasileiras. Outras 83 foram por estrangeiros adquirindo empresa estabelecida no Brasil, e 19 de brasileiros comprando organizações no exterior.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

14 horas ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

15 horas ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

16 horas ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

16 horas ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

16 horas ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

17 horas ago