KPMG aponta 3 modelos para o futuro da tecnologia financeira

Um levantamento feito pela consultoria mostrou que há sinais de mudança nos rumos da tecnologia financeira

Author Photo
12:20 pm - 22 de fevereiro de 2024
KPMG, fintech, serviços financeiros, cartão de crédito, apps, celular, smartphone Imagem: Shutterstock

Universais, horizontais, verticais: esses são os três modelos de negócio para as soluções tecnológicas financeiras que surgirão no curto prazo, segundo a KPMG. Um levantamento feito pela consultoria mostrou que há sinais de mudança nos rumos da tecnologia financeira, que serão definidos pela demanda dos clientes por velocidade e conveniência.

“Os tipos de modelos de negócio provavelmente surgirão, à medida que as empresas de serviços financeiros — particularmente os bancos — ponderam nos planos estratégicos se focarão na interface com o cliente ou se atuam como prestadoras de serviços para aquelas que oferecem uma ampla gama de produtos, além dos financeiros”, analisa Cláudio Sertório, sócio da KPMG no Brasil e líder do setor de serviços financeiros.

As forças que impulsionam o futuro da tecnologia, diz a KPMG, são principalmente a demanda por personalização por parte do cliente; a competição com outros bancos e fintechs; a inovação constante nos produtos financeiros; a própria tecnologia; e as regulações.

Leia também: Brasileiros não se sentem seguros em usar bancos online ou carteiras digitais

Os três modelos de negócios do futuro são os seguintes:

Universais

Para aqueles que oferecem ampla gama de serviços a clientes varejistas, comerciais e atacadistas. É viabilizado por canais internos de infraestrutura e entrega.

A infraestrutura potencializa os serviços não somente para produtos de consumo, mas também para produtos comerciais.

Horizontais

Focados em oferecer produtos específicos para um perfil demográfico direcionado do cliente, gerando eficiências por meio da terceirização dos componentes centrais para bancos, Software-as-a-Service (SaaS), serviços bancários como serviços ou prestadores semelhantes.

Verticais

As fintechs integradas verticalmente possuem e constroem as próprias plataformas que oferecem infraestrutura específicas a bancos, outras fintechs e corporações. Elas se beneficiam da terceirização, acelerando a velocidade de chegada ao mercado e evitando a complexidade e custo.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.