Kanban é opção para melhorar flow das companhias de TI

Uma das vantagens é diminuir o tempo até feedback dos clientes

Author Photo
7:02 pm - 18 de outubro de 2018
Coaracy Junior, palestrante do IT Forum Expo

Métricas e o Método Kanban foram foco da palestra de Coaracy Junior durante o IT Forum Expo 2018. A ideia foi mostrar como essas ferramentas melhoram o fluxo, e auxiliam empresas para uma gestão bem
integrada.

Quando aplicado na companhia, uma das vantagens que o método Kanban [do japonês para “cartão”] oferece é a diminuição do tempo até o feedback do cliente. “Com essa ferramenta, você não foca no trabalho individual de cada profissional, mas no trabalho que precisa ser entregue. O quadro na parede não é o método em si. O Kanban é muito mais sua atitude perante problemas.”

Entre as práticas apresentadas pelo especialista estão a delimitação do trabalho em andamento, gestão do fluxo de trabalho, estabelecimento de políticas claras e de conhecimento de todos, e a melhoria colaborativa e de experimentação.

“É importante que uma tarefa seja realizada até o fim. Nós não conseguimos fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Quando surge um empecilho, e o profissional começa outra tarefa, não está fazendo nada direito. Em nossa função como profissionais de TI, não podemos deixar nada pelo caminho. Temos de ser a pessoa que vai resolver os problemas.”

Carreira

Coaracy Júnior trabalha na transformação ágil no mundo organizacional, sendo um facilitador na mudança de paradigmas. Seu objetivo é ajudar as pessoas a serem engajadas no atingimento de resultados que agreguem valor às suas vidas, sociedade e organizações.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.