Categories: Notícias

Jogos on-line são alvo de ataques de negação de serviço

Os ataques de negação de serviço (DDoS, na sigla em inglês) estão chegando com força na indústria de jogos on-line. A constatação é da Trend Micro. Segundo a empresa de segurança, o segmento bilionário de games conta com uma comunidade competitiva que cresce de forma contínua, atraindo naturalmente a atenção dos cibercriminosos.

De acordo com a empresa, um caso recente de fraude em wire transfers permitiu que um grupo de hackers roubasse US$ 16 milhões de dólares em moedas da série FIFA, e as vendessem para compradores na Europa e na China.

A falta de regulamentação das moedas digitais para jogos pode fazer com que a superfície de ataque se volte contra esta indústria com o desenvolvimento de estratégias para faturar ilegalmente.

A obtenção de lucros por meio das bitcoins, torna esse esquema particularmente ideal para os cibercriminosos, tendo em vista que a moeda é criptografada, o que faz com que as atividades ilícitas sejam ainda mais indetectáveis.

Uma série de ataques que vão desde fraudes financeiras e roubos de identidade até ataques de negação de serviços e campanhas de spam (que podem levar à infecção de ransomware) foram financiados por essas vendas e já afetaram organizações de todos os tamanhos.

Foi observado que grupos conhecidos de hackers, como Armada Collective, Lizard Squad e Team Poison, estão hackeando os jogos online e financiando seus ataques cibernéticos de maior escala contra empresas.

Mercado
De acordo com o relatório 2T2106 do provedor de serviços em nuvem Akamai, ataques de DDoS tiveram aumento de 129% desde o ano passado, sendo que a indústria de jogo foi o principal alvo documentado, com 57%.

A Trend Micro aponta que se as empresas não conseguirem melhorar a própria segurança e os próprios jogadores continuarem sendo negligentes e colaborando com os cibercriminosos, o comércio de moedas para jogos online vai persistir e afetar não só a indústria de jogos, mas fará também muitas outras vítimas.

Recent Posts

DeepL anuncia aporte de US$ 300 mi para crescer internacionalmente

A DeepL, empresa alemã especialista em linguagem natural para IA, anunciou essa semana um investimento…

12 minutos ago

Tecnologia de ponta falha na proteção contra roubos de carros Tesla

A segurança dos veículos Tesla, que adotaram recentemente a tecnologia de rádio de banda ultralarga,…

2 horas ago

CSPs estão otimistas sobre uso de IA em telecomunicações

Os provedores de serviços de comunicações (CSPs) estão otimistas com relação à inteligência artificial. Mais…

3 horas ago

Scarlett Johansson vs. OpenAI: A luta contra as réplicas digitais

A recente controvérsia envolvendo Scarlett Johansson e a OpenAI levantou uma questão importante sobre o…

4 horas ago

Mais da metade dos ataques contra empresas no Brasil em 2023 usaram IA generativa

Apesar de uma redução no número total de ataques cibernéticos no Brasil entre 2022 e…

4 horas ago

Atos faz upgrade de sistema de geoprocessamento da Cemig

A Atos anunciou essa semana a conclusão de um projeto de modernização do sistema de…

5 horas ago