Jogos on-line são alvo de ataques de negação de serviço

Author Photo
7:01 pm - 24 de novembro de 2016
Jogos on-line são alvo de ataques de negação de serviço

Os ataques de negação de serviço (DDoS, na sigla em inglês) estão chegando com força na indústria de jogos on-line. A constatação é da Trend Micro. Segundo a empresa de segurança, o segmento bilionário de games conta com uma comunidade competitiva que cresce de forma contínua, atraindo naturalmente a atenção dos cibercriminosos.

De acordo com a empresa, um caso recente de fraude em wire transfers permitiu que um grupo de hackers roubasse US$ 16 milhões de dólares em moedas da série FIFA, e as vendessem para compradores na Europa e na China.

A falta de regulamentação das moedas digitais para jogos pode fazer com que a superfície de ataque se volte contra esta indústria com o desenvolvimento de estratégias para faturar ilegalmente.

A obtenção de lucros por meio das bitcoins, torna esse esquema particularmente ideal para os cibercriminosos, tendo em vista que a moeda é criptografada, o que faz com que as atividades ilícitas sejam ainda mais indetectáveis.

Uma série de ataques que vão desde fraudes financeiras e roubos de identidade até ataques de negação de serviços e campanhas de spam (que podem levar à infecção de ransomware) foram financiados por essas vendas e já afetaram organizações de todos os tamanhos.

Foi observado que grupos conhecidos de hackers, como Armada Collective, Lizard Squad e Team Poison, estão hackeando os jogos online e financiando seus ataques cibernéticos de maior escala contra empresas.

Mercado
De acordo com o relatório 2T2106 do provedor de serviços em nuvem Akamai, ataques de DDoS tiveram aumento de 129% desde o ano passado, sendo que a indústria de jogo foi o principal alvo documentado, com 57%.

A Trend Micro aponta que se as empresas não conseguirem melhorar a própria segurança e os próprios jogadores continuarem sendo negligentes e colaborando com os cibercriminosos, o comércio de moedas para jogos online vai persistir e afetar não só a indústria de jogos, mas fará também muitas outras vítimas.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.