JJ Durand: o ensino remoto viabilizando sonhos

JJ Durand é um conservacionista ambiental que descobriu no ensino remoto ferramentas para alcançar seus objetivos

Author Photo
6:40 pm - 24 de janeiro de 2024
JJ Durand e sua equipe aprendendo online

O ensino remoto se mostrou um grande aliado no processo de democratização da educação, tendo em vista o alcance que essa modalidade pode atingir. Segundo dados da Cisco, cerca de 66% da população mundial possui acesso à internet. Paralelo a isso, 763 milhões de adultos enfrentam analfabetismo global, de acordo com a Unesco. 

Esses dados evidenciam a necessidade de implementar as novas possibilidades tecnológicas para alcançar determinadas parcelas da sociedade.

Hoje, no Dia Mundial da Educação, contamos parte da narrativa de Juan Julio “JJ” Durand Torres, cuja carreira de conservacionista ambiental se entrelaça com as possibilidades ilimitadas da educação online. 

Leia mais: Ano novo, emprego novo: vagas abertas para profissionais de TI

O ensino remoto para JJ

JJ é um conservacionista indígena peruano, que atua como vice-presidente de um programa que visa proteger a Amazônia peruana e incentiva os jovens da sua comunidade a se juntarem a ele no seu trabalho para preservar a floresta amazônica. 

Por meio de um curso com Diego Davila, instrutor na Udemy especializado em empreendedorismo e redes sociais, Durand vem aprendendo habilidades de liderança relacionadas ao estabelecimento de metas. Agora, ele está aplicando essas habilidades na liderança da sua equipe no Junglekeepers, ajudando os membros do programa a serem mais eficazes no seu trabalho de conservação da floresta. 

Ao ser questionado sobre o significado do aprendizado remoto em seu papel de liderança, o conservacionista ambiental foi enfático. “Os cursos na Udemy me ensinaram que, para liderar, é preciso valorizar o que fazemos, amar o trabalho e ter certeza do que estamos realizando”, ressalta JJ, que utilizou seus estudos na plataforma para melhorar sua liderança no processo de construção da Treehouse 

Para ele, a construção de uma casa na árvore de 32 metros no meio da Amazônia levou quatro meses, com 30 pessoas trabalhando incansavelmente sob a sua liderança. A estrutura, com 141 degraus para alcançar o topo, não só representa a materialização de um sonho de infância de JJ, mas também simboliza como o ensino à distância pode ser um grande aliado até mesmo nos ambientes mais remotos, já que seu estudo o guiou para um melhor gerenciamento nos processos. 

Além de benefícios no aspecto profissional, JJ reconhece a importância da educação na sua jornada de autoconhecimento. “Aprendi a reconhecer meus pontos fortes e fracos. Identificar meus pontos fracos ajudou-me a melhorá-los”, afirma. 

Diego Davila como influenciador 

Um dos grandes influenciadores na trajetória de JJ foi Diego Davila, que, ao compartilhar o seu conhecimento na plataforma, possibilita que pessoas em regiões remotas persigam os seus sonhos. 

JJ Durand e Diego Davila na "Casa da Árvore"

Segundo Davila, o impacto do ensino remoto na sociedade é significativo devido à extensa quantidade de pessoas que têm acesso à internet. Entretanto, foi observado que grande parte da população não possui computador. Sendo assim, a Udemy otimizou sua plataforma para permitir que os alunos estudem por meio de smartphones. 

O instrutor acrescenta que dentro da plataforma existe uma área de perguntas e respostas. “Utilizamos para esclarecer dúvidas que os alunos tenham, além de nos assegurarmos que eles completarão o curso”, afirma. 

Ao abordar os desafios enfrentados por alunos em áreas com acesso limitado à internet, Raphael Spinelli, diretor regional da Udemy para a América Latina, destaca a opção de baixar o conteúdo e acessar offline, assegurando que os estudantes não sejam prejudicados por oscilações no acesso. 

Com mais de 67 milhões de alunos e mais de 75.000 instrutores especializados em diversas áreas, JJ representa apenas um dos muitos estudantes de diversas regiões que estudam na Udemy. Contudo, sua trajetória destaca o papel crucial do ensino remoto na democratização do conhecimento e no fortalecimento da autonomia individual. 

Para Davila, a educação não é apenas um processo, mas um “leque infinito de possibilidades” que se desdobram diante dos alunos. Esta perspectiva ressoa nas palavras de JJ, que destaca: “o ensino a distância e os cursos que fiz me ajudaram a perceber todas as oportunidades que existem em torno da conservação da natureza”.

Essa intersecção entre a educação remota e as aspirações individuais evidencia a transformação que o ensino proporciona. 

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Author Photo
Pamela Sousa

Redatora no IT Forum, é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria, RS. Com 2 anos de experiência em produção de conteúdo, concentra-se na elaboração de reportagens e artigos jornalísticos.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.