Notícias

Com apoio da JBS, Pará ganha 3 milhões de tags para monitorar rebanhos

A JBS e seus parceiros anunciaram a doação de 3 milhões de tags para o rastreamento de rebanhos no Pará. A companhia também lançou um programa para apoiar os fazendeiros na implementação das tags, ambas as iniciativas visam escalar um projeto pioneiro que pode transformar a pecuária no Brasil. A meta é rastrear todo o rebanho de bovinos e búfalos do Estado até 2026, um desafio significativo, considerando que o Pará possui o segundo maior rebanho do país.

O anúncio foi feito durante o painel “De Davos a Belém: definindo o caminho do Brasil para uma indústria de gado sustentável e de baixo carbono”, no Fórum Econômico Mundial em Davos. O programa envolve uma coalizão entre governo, produtores, sociedade civil e indústria, e já apresenta resultados concretos no primeiro ano. “Juntos, somos agentes de transformação desta cadeia de suprimentos”, afirmou Gilberto Tomazoni, CEO global da JBS.

Leia também: Emprego novo? 5 coisas para sobreviver ao mundo corporativo

Dos 3 milhões de tags, 2 milhões serão destinados a pequenos produtores, com metade do volume fornecido pela The Nature Conservancy (TNC), por meio de fundos do Bezos Earth Fund, que apoiou o lançamento do programa durante a COP28. O restante será fornecido pela JBS.

A JBS também introduziu o programa “Acelerador JBS”, que visa facilitar a adoção das tags por seus fornecedores indiretos. Além de doar 1 milhão de tags adicionais, o programa oferece todos os serviços necessários ao longo de 2025, para garantir que os produtores apliquem as tags corretamente. Equipes treinadas pela JBS e seus parceiros irão visitar as fazendas e realizar a aplicação com operadores credenciados pelo programa estadual.

O programa foi lançado oficialmente pelo governador Helder Barbalho durante a COP28, em Dubai, em dezembro de 2023. Desde então, o projeto conta com a participação de diversos órgãos governamentais, representantes da indústria e entidades da sociedade civil, com a JBS integrando o grupo desde o início.

Em 2024, a JBS já testou a tecnologia com um piloto de tagueamento em 28 mil cabeças de gado em Marabá e Redenção. Esse esforço ajudou a avaliar as necessidades tecnológicas e as exigências regulatórias do Conselho Gestor do programa, cujos aprendizados serão compartilhados com todos os participantes da coalizão para garantir a implementação bem-sucedida em larga escala.

Além disso, a JBS tem se dedicado à capacitação de operadores de rastreabilidade para garantir a leitura adequada das tags. Com seus Escritórios Verdes, a JBS também tem prestado assistência técnica, ajudando mais de 15 mil fazendas na região amazônica a se regularizarem, incluindo mais de 1.000 no Pará, que já se comprometeram a restaurar 6.500 hectares de floresta.

Em 2023, a empresa ampliou seus serviços de assistência técnica, oferecendo consultoria em gestão empresarial, cuidados com animais, nutrição, manejo de pastagens e práticas agrícolas regenerativas, impulsionando a transformação da pecuária na região.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

14 horas ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

15 horas ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

16 horas ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

16 horas ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

16 horas ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

17 horas ago