Notícias

Java e Python são linguagens de programação com maior demanda em 2021

Java, Python, conhecimentos de programação, arquitetura de software e aprendizado de máquinas (Machine Learning): essas são as cinco principais habilidades e conhecimentos fundamentais no mercado de trabalho em tecnologia durante 2021. É o que revela um levantamento feito pela  plataforma educacional Degreed e na última semana. Foram ouvidos engenheiros de software, gerentes de produto e analistas de negócios.

Os dados foram coletados entre fevereiro de 2020 e fevereiro de 2021 a partir de informações de milhões de usuários ativos da Degreed no mundo todo —incluindo Brasil, EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Índia, Austrália, entre outros— em empresas como Ambev, Mastercard, Unilever e Vale. Para a companhia, o resultado destaca a capacidade de transferência de habilidades em certas funções de tecnologia e gerenciamento de produto.

Leia mais: Indústria 4.0 impulsiona procura por cursos técnicos, diz Senai

Segundo o levantamento, as 10 habilidades consideradas vitais para fazer o trabalho em TI são:

  1. Java
  2. Python
  3. Programação
  4. Arquitetura de software
  5. Machine Learning
  6. Engenharia de software
  7. Inteligência artificial
  8. Teste de software
  9. SQL
  10. Linux

As linguagens de programação são as mais populares em todas as funções de engenharia de software, independentemente do setor. A ordem das 10 principais habilidades varia em diferentes setores, mas as habilidades listadas permanecem as mesmas. Em finanças, por exemplo, o foco é maior em Java, enquanto em mídia e telecomunicações a prioridade é Python.

Outras habilidades

Entre gerentes de produto, gerenciamento de produto, estratégia de produto e liderança são as habilidades consideradas mais importantes para o desenvolvimento de suas funções. Para os analistas de negócios, análise de negócios, Microsoft Excel e análise de dados são as principais habilidades para 2021.

David Kuntz, líder de Data Science na Degreed, diz em comunicado que a revelação mais interessante dos dados é que as listas das 10 habilidades mais valorizadas para cada um dos cargos não mudam de maneira significativa de setor para setor. “Um gerente de produto atuando no setor financeiro precisará do mesmo conjunto de habilidades que um gerente de produto que trabalha com manufatura. Isso significa que o mercado para profissionais talentosos nessas áreas não é limitado a apenas um setor ou departamento”, diz.

Segundo ele, empregadores devem ampliar seu campo de visão quando têm dificuldade de encontrar o talento certo, já que muitas das habilidades dentro das funções de trabalho são transferíveis entre setores e negócios. “Isso é particularmente relevante para funções em alta demanda, como engenharia de software, onde sabemos que há uma escassez de talentos.”

Recent Posts

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

7 minutos ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

59 minutos ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

2 horas ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

18 horas ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

20 horas ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

22 horas ago