Java completa 20 anos. Veja trajetória da linguagem de programação

Author Photo
10:46 am - 21 de maio de 2015
Java completa 20 anos. Veja trajetória da linguagem de programação
O Java, uma das mais conhecidas linguagens de programação do mundo, completa 20 anos de história em 2015. Segundo a Oracle, dona da linguagem, o Java é a escolha de 9 milhões de desenvolvedores e, atualmente, 3 bilhões de dispositivos se beneficiam da tecnologia em todo o mundo. 

Quando a Oracle anunciou a aquisição da Sun Microsystems por US$ 7,4 bilhões em 2009, grande parte do mercado questionava sobre a continuidade da linguagem. Mas de lá para cá, a fabricante afastou os temores e fortaleceu sua estratégia na área. Desde então, distribuiu duas versões dos releases completos da plataforma (Java 7 e Java 8), e o lançamento de Java 9 está previsto para 2016.

De acordo com a empresa, melhorias na segurança do tráfego aéreo e rodoviário, coleta de informações dos oceanos de todo o planeta para aplicativos na área de ciências, melhoria da qualidade do cultivo de grãos e quantificação para ajudar a alimentar os necessitados, simulação do sistema locomotor e do cérebro humano e desenvolvimento de jogos são alguns dos projetos baseados em Java.  
 
Os desenvolvedores empresariais podem escolher a plataforma em um ecossistema de 30 implementações compatíveis com Java EE 6 e Java EE 7, oferecidas por 12 fornecedores. Além disso, já foram implementados mais de 125 milhões de dispositivos de mídia com base em Java e mais de 10 bilhões de Java Cards foram distribuídos desde o seu lançamento. 
 
O Java Community Process (JCP) funciona como elemento integrante da participação da comunidade na evolução contínua da tecnologia. A OpenJDK Community, local para colaborar em uma implementação de código aberto de Java Platform, Standard Edition, soma milhares de pessoas.

Evolução
Em março de 2014, a Oracle anunciou a disponibilidade do Java SE 8 depois de receber a aprovação do Java Community Process. Essa versão, que incluiu a maior atualização do modelo de programação Java desde 1995, foi desenvolvida em colaboração na OpenJDK Community. Pouco tempo depois, em abril de 2014, a Java Platform, Micro Edition 8 (Java ME 8) e as versões relacionadas dos produtos Java Embedded da Oracle também foram disponibilizadas após a aprovação final do Java Community Process. 

Como próximo passo, a comunidade Java e a Oracle estão focadas em lançar inovações no Java 9. O principal recurso planejado para a versão é o Project Jigsaw, que tem como objetivo colocar a plataforma em módulos a fim de torná-la escalável para uma variedade maior de dispositivos, facilitando a vida dos desenvolvedores na hora de criar e manter bibliotecas e aplicativos de grande porte, além de melhorar a segurança, o desempenho e a facilidade de manutenção. 

Fatos marcantes
1996
Um ano depois do lançamento da linguagem, a Sun realizou seu primeiro evento sobre o tema, reunindo 6 mil desenvolvedores. Mais de 160 negócios apresentaram produtos e serviços com base em Java, mostrando a rápida aceitação da tecnologia.

1998 
Para padronizar a especificação do Java por meio de comunidade ou comitê nasceu, então, o Java Community Process (JCP), criado com o objetivo de ser um processo aberto e participativo para desenvolver e revisar as especificações da tecnologia, suas implementações e testes.

1999
A Sun anunciou arquitetura redefinida para a plataforma Java e lançou a Standard Edition (J2SE) para desktops e estações de trabalho, além do Enterprise Edition (J2EE) para servidores, e da Micro Edition (J2ME) para dispositivos de consumo.

2005
Com a popularidade em alta, o número de desenvolvedores Java atinge 4,5 milhões em todo o mundo.

2006
Marca o ano no qual Java torna-se open source e aberto para a comunidade.

2009
Oracle compra Sun Microsystems, dona da linguagem. Nos anos seguintes, Oracle lança Java 7 e Java 8 e informa que Java 9 deverá chegar ao mercado em 2016.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.