Japão quer lançar 6G em 2030 antes dos Estados Unidos

Corrida em pesquisa e desenvolvimento leva Japão, China e mais países a pensar cada vez mais no 6G

Author Photo
9:39 am - 21 de janeiro de 2020

De acordo com o jornal Nikkei Asian Review, o Japão já entrou na corrida pelo… 6G. A informação, publicada no início da semana, destaca que a tecnologia deverá ser 10 vezes mais rápida que o atual 5G.

Na atual quinta geração da internet móvel, a velocidade de download pode ultrapassar os 1.000 Mbps. Neste momento, além do Japão, a China, Coréia do Sul e Finlândia já iniciaram pesquisas para investir e desenvolver a sexta geração da tecnologia.

O Japão, por sua vez, espera compensar a “demora” na adoção massiva do 5G com o 6G. Para isto, o país entra numa corrida com os Estados Unidos.

Um pesquisa será iniciada neste mês pelo Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão com seus cidadãos. Empresas como NTT Docomo e Toshiba foram convidadas a apresentar e discutir metas e políticas sobre o 6G até junho deste ano.

A ministra das Comunicações do Japão, Sanae Takaichi, disse a jornalistas locais, em entrevista coletiva, que isto “é indispensável para aumentar a competitividade internacional do Japão”.

Países como EUA e Coréia do Sul saíram na frente no lançamento comercial do 5G. O Brasil, por sua vez, vê a tecnologia se afastar aos poucos: a estimativa, agora, é de que seja lançada oficialmente em 2022.

A China também já iniciou o processo de pesquisa e desenvolvimento da tecnologia e também pretende lançá-la comercialmente em 2030.

Com informações de: The Japan Times, UOL/EFE, Folha de S.Paulo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.