Notícias

Já ouviu falar em Inteligência Relacional?

Não é de hoje que empresários e líderes perceberam que para ter um bom desenvolvimento profissional, é preciso ter uma inteligência relacional. O termo, que pode ser novidade para muitos, trata-se da capacidade de o ser humano lidar consigo mesmo, reconhecendo e respeitando suas qualidades. O que muitos não sabem é como conquistá-la.

Para Adriana Pina, diretora executiva do Business Network International do Rio de Janeiro (BNI RJ) e especialista em gestão estratégica de mercado, é preciso liderar a si mesmo em primeiro lugar, para depois poder conquistar a inteligência relacional. “A menor equipe e a mais importante que devemos liderar é a nós mesmos”, enfatiza a especialista.

Pensando nisso, a diretora do BNI RJ separou quatro dicas para ajudar a conquistar a sua Inteligência Relacional:

1 – Conheça a sua própria cabeça e sentimentos
Tome as primeiras decisões sozinhas. Descubra como atingir o que quer, sem deixar de fazer o que é correto. E sempre faça isso com humildade e mente aberta, porque só assim é possível chegar a uma fórmula adequada. É importante ser claro a respeito dos próprios princípios, porque eles afetarão todos os aspectos da sua vida, diversas vezes ao dia.

2 – Givers Gain! 
“A maneira de construir um negócio é ajudando outras pessoas a desenvolver seus negócios”. Essa lógica é auto evidente, é a base de uma ética universal, comum a todas as religiões, um imperativo de justiça subjacente a moral de todas as culturas – A lei da reciprocidade.

3 – Absorva diferentes opiniões
Seja radicalmente transparente e tenha a mente aberta – Nenhum de nós nasce sabendo o que é certo; temos que descobrir por conta própria ou acreditar nos outros e seguir suas ideias. A chave é saber qual o caminho dará melhores resultados.

4 – Foque no networking 
Aprenda a desenvolver confiança com as pessoas, a qualidade é melhor do que a quantidade. Não conseguimos fazer gestão de tantas pessoas com qualidade. A confiança causa impacto sobre os lucros e quando a confiança aumenta, a agilidade organizacional faz o mesmo. O aumento da confiança verdadeiramente produz resultados melhores, a custo menor e mais rapidamente.

Recent Posts

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

6 horas ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

7 horas ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

7 horas ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

24 horas ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

1 dia ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

1 dia ago